SÓ COISA BOA


Rubens Nóbrega
Domingo passado recebi a excelente notícia da nomeação do nosso Almir Laureano “para exercer o encargo de Vice Presidente do Conselho Nacional de Segurança Pública – Conasp”, conforme Portaria nº 5932012, do Ministro da Justiça, publicada no Diário Oficial da União do último dia 11.
Chamo a atenção para o detalhe: não é cargo, mas encargo o que o expoente paraibano do Movimento pela Paz assumiu. E não é pouca coisa, não. O Conasp vem a ser o principal formulador-definidor das políticas públicas de segurança e defesa social que se estendem e se aplicam a todo o país.
***
Na segunda-feira, 16, encontrei na minha caixa postal nota da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) que me surpreendeu positivamente. Pois não é que uma pesquisa de lá desenvolveu um leite de amendoim com potencial para ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares!
Trata-se da Doutora Niédja Marizze Alves, que elaborou um produto rico em proteína vegetal, sais minerais, vitaminas, carboidratos e gordura. Favorece o equilíbrio do metabolismo humano graças à presença de componentes bioativos, garante ela, e tem a vantagem de ser cultura bem disseminada na agricultura familiar da Paraíba.
Academicamente, o leite é o resultado prático da pesquisa intitulada ‘Desenvolvimento de equipamentos e técnicas para determinação de aflatoxina e produção de extrato hidrossolúvel de amendoim’, orientada pelo também professor da UFCG Francisco de Assis Cardoso Almeida.
E não pensem que o bicho é ‘ruim’ de beber. Segundo a própria Niédja, o leite de amendoim obteve elevado grau de satisfação entre consumidores. “Numa escala de 5 a 9, atingimos a excelente média 7”, comemora a pesquisadora.
Do Lastro para o mundo
Na quinta-feira, 19, fui premiado com a inclusão do meu nome entre receptores de mensagem muito especial do Professor Raniery Abrantes. É coisa pra deixar a gente com orgulho (no bom sentido) de servir no quartel dos Abrantes, que começa no Lastro e só termina no Atlântico. Leiam a seguir e me digam depois se não tenho razão.
***
Neste dia 19.4.2012, um legítimo filho do Lastro, Antônio Bessânger Dantas de Abrantes, Engenheiro Mecânico, viaja com destino à China, na Provícia de Canton, próximo a Hong Kong e Macau, com retorno previsto para o dia 1º de maio próximo.
O motivo desta viagem, de natureza técnica, é visitar e qualificar um fabricante Chinês, quanto a sua competência técnica em fornecer um grande equipamento mecânico para a Usina Hidroelétrica de Belo Monte, localizada no Rio Xingu (Pará). Esta Hidrelétrica vai ser a terceira do mundo, em potência, e sua potência é superior a de todas as usinas operadas em conjunto pela Chesf.
Ressalto que, entre todos os profissionais da área eletromecânica da Empresa Norte Energia, Bessânger foi designado para tal fim, sendo esta a primeira viagem internacional de um Engenheiro para este empreendimento com propósito específico. O primeiro grande equipamento que será instalado naquela obra, que é a comporta do vertedouro, foi inspecionado por Bessânger em março de 2011.
Acredito ser esse assunto de particular importância, pois é a Paraíba bem representada em termos nacionais e até internacionais por um filho da cidade do Lastro que venceu por seus próprios méritos e competência.

O centenário do ‘Eu’
Perdoem o ‘trocadalho’, mas parece que começaram a espantar o urubu que havia pousado na sorte do ano em que a Paraíba deveria comemorar vibrantemente o centenário do ‘Eu’, de Augusto dos Anjos.
Digo isso porque já está confirmada a realização em João Pessoa, de 3 a 6 de junho, do I Congresso Nacional de Literatura que terá como tema central ‘Eu: cem anos de poesia’. A iniciativa é do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPB em parceria com a Academia de Letras e Artes do Nordeste (Alane).
Durante o evento, na Cidade Universitária, serão lançados ‘Augusto dos Anjos e sua Época’, de Humberto Nóbrega, e uma nova edição de ‘Eu’, ambos pela Editora Universitária da UFPB, além de “Augusto dos Anjos: a heterogeneidade do Eu homogêneo”, organizada pela professora Maria do Socorro Aragão.
Já na última sexta, 20, data do aniversário do Paraibano do Século, a Prefeitura de Sapé promoveu o seu quinto ‘Celebrando os Anjos de Augusto’, com direito a “visitas guiadas ao Memorial Augusto dos Anjos e ao famoso pé de tamarindo, na comunidade Santa Helena, zona rural do município, local onde funcionava a já extinta Usina Santa Helena, além de declamação de poesias, lançamentos literários, feira multicultural e diversas atrações musicais em praça pública”.
Outros eventos estão sendo pensados, preparados ou já agendados, tanto na Paraíba como em Brasília. Na medida do fechamento e confirmação de cada um, darei notícia, vivas e soltarei fogos junto com Gonzaga Rodrigues, Cássio Cunha Lima e outros empenhados em não deixar ‘passar em branco’ os cem anos do ‘Eu’.

Comentários