A DISPUTA CÁSSIO X VITAL


Paulo Santos
Está mais do que evidente: os senadores Cássio Cunha Lima (PSDB) e Vital do Rego Filho (PMDB) disputam palmo a palmo todos os espaços políticos possíveis e imagináveis que possam colocá-los em maior evidência perante o distinto público paraibano.
Pode até não ter sido intencional, mas a origem de ambos – Campina Grande – e a rivalidade entre seus esquemas políticos estimulam a ambos para tentarem se superar mutuamente. Uma competição saudável, diga-se de passagem.
Já tiveram a oportunidade de colocarem-se frente a frente, na companhia do terceiro senador paraibano (Cícero Lucena) quando protagonizaram um debate no Senado sobre assuntos de interesse do desenvolvimento da Paraíba.
Vital levou ligeira vantagem, no início, em face dos problemas judiciais que obrigaram Cássio a chegar ao Senado “com o bonde andando” na atual legislatura. O representante do clã Cunha Lima, entretanto, conhecia todos os caminhos desde a Constituinte de 88.
As movimentações de Cássio e de Vital não se restringem aos territórios, d igamos, ideológicos (se isso ainda existe) dos seus partidos. Circulam com desenvoltura em todos os labirintos do poder central. Cássio, inclusive, já estreou em audiência com ministro.
Outro aspecto curioso nesse vai e vem é que conseguiram, de certa forma, ofuscar o desempenho da bancada na Câmara dos Deputados. O desafio maior, contudo, continuará sendo para Vital pois Cássio é considerado, nos dias atuais, a maior liderança política do Estado e, pelo andar da carruagem, deve preservar essa condição por muito tempo.
SURPRESA
O presidente do Sindifisco, Vítor Hugo Nascimento, voltou a João Pessoa, nesta terça-feira (24) confessando-se surpreso com o que viu e ouviu na reunião do Forum de Servidores Públicos na Câmara Municipal de Patos. Dos 11 vereadores da Casa, seis estão na oposição ao Governo e fizeram as honas da Casa, inclusive oferecendo seus préstimos para repercutir, no Sertão, os fatos que envolvem as diversas categorias.
DOAÇÃO
O presidente da Assembleia, Ricardo Marcelo (PSDB), ganhou um agradecimento especial do deputado Branco Mendes (DEM), na sessão matinal. Foi devido à doação de 12 camas de solteiro com que o tucano presenteou a recém- instalada Fazenda da Esperança no município de Alhandra. Tudo que se fizer contra o tráfico e consumo de drogas ainda será pouco.
ABOLETADOS
Parabéns à coerência dos petistas de Campina Grande. Antes de embarcarem na pré-campanha de Daniella Ribeiro (PP) desembarcaram da companhia do prefeito Veneziano Vital. Alguns petistas de João Pessoa continua agarrados, com unhas e dentes, aos cargos do Paço Municipal. Até mesmo parentes do pré-candidato petista a prefeito, deputado estadual Luciano Cartaxo, não largam a sinec ura.
PERGUNTAR NÃO OFENDE
O prefeito Luciano Agra pode considerar como amigo quem o aconselhou a discursar na festa de aniversário de Mangabeira que redundou em estrondosa vaia? Cartas para o Paço Municipal.

Comentários