Equipe do Samu de Caaporã realiza parto dentro de ambulância na BR-101

A equipe que estava de plantão na unidade do Samu de Caaporã, na noite de quinta-feira (23) foi surpreendida por uma ocorrência diferente das que estão acostumados a atender. Uma gestante socorrida deu à luz dentro da ambulância, enquanto estava sendo encaminhada a um hospital da Capital.
A gestante acionou o Samu através do 192, e a equipe de Caaporã se deslocou ao Conjunto Vitória (Portelinha) para atender a ocorrência, a grávida estava muito nervosa e já entrando em trabalho de parto, ela solicitou encaminhamento para uma maternidade de João Pessoa e rapidamente a equipe do Samu iniciou o socorro. Ao chegar nas proximidades do KM 115, na BR-101, o parto foi realizado com todo apoio de Whially e Juliana Santana, integrantes do Samu caaporense.
De acordo com a secretária de Saúde de Caaporã, Amanda Albuquerque, quando a equipe estava no trecho da rodovia, percebeu que não daria tempo de chegar ao hospital e tiveram que fazer o parto ali mesmo. “Graças a Deus, e aos competentes Whially e Juliana que deram todo suporto necessário, deu tudo certo e tanto a criança quanto a mãe estão muito bem, pois o parto foi realizado da forma mais humanizada possível, por uma equipe qualificada e capacitada”, disse Amanda.
O bebê do sexo masculino, recebeu o nome de Daniel e nasceu forte e saudável.
“Agradecemos a Deus por nos dar a oportunidade de fazer parte da história do pequeno Daniel. São momentos como esses que nos dão a melhor recompensa, a certeza do trabalho bem feito, com segurança e dignidade. Saúde, paz e sucesso e o desejo de toda equipe que faz o SAMU Caapora”. Foi o que publicou o perfil no facebook do Samu
Incubadora do Samu
Recentemente a gestão da saúde municipal de Caaporã, recuperou uma Incubadora que estava retida no hospital comandado pelo ex-prefeito da cidade. O equipamento doado ao município de Caaporã para utilização exclusiva no Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu), no ano de 2012, através do programa Rede Cegonha, encontrava-se retido no Hospital Ana Virginia. A incubadora estava no local de forma irregular, tendo em vista que foi entregue ao Samu. A máquina, que passou mais de dois anos sem ser ligada a uma fonte de alimentação de energia elétrica, encontrava-se com baterias danificadas por falta de uso do aparelho e sem os cilindros de oxigênio.
A incubadora que agora salvará muitas vidas, é fixada a uma maca retrátil móvel padrão Samu não sendo possível seu uso em outro veículo fora deste padrão. O equipamento é de propriedade do município de Caaporã, estando à disposição de todos e quaisquer munícipes que necessitem do mesmo, sendo o único equipamento desse tipo no Litoral sul atendendo não só a Caaporã, mas também Alhandra, Pitimbu, Conde e Pedras de Fogo.

Portal do Litoral 

Comentários