Obras da Academias da Saúde sem prazo para conclusão em Goiana

 Foto: Ernesto Rodrigues para Goiana Notícias

Talvez você não conheça a Praça Frei Luciano ou a Praça da Bíblia por estes nomes. Mas ambas são praças localizadas em dois grandes bairros residenciais de Goiana. A primeira está na Cidade Nova e a segunda fica no Alvorada.

Ambas as praças não são as mais povoadas da cidade mas todas são importantíssimas para o convívio social e lazer dos milhares de moradores e frequentadores dos dois bairros (infelizmente não existem dados oficiais de quantos moradores residem nestes bairros).

Existem outras coincidências entre a Praça Frei Luciano e a da Bíblia. Além de estarem localizadas em ambiente residencial, as duas praças contam com algumas escolas públicas e particulares, restaurantes, dentre outros tipos de comércio em suas proximidades e servem como ponto de encontro de jovens e idosos.

Uma coincidência ainda maior entre elas não está relacionada diretamente a sua utilidade pública.
Por conta de planejamentos arquitetônicos, as praças estão com realização de obras estruturais em suas instalações. As duas áreas de lazer encontram-se interditadas para reformas desde o final de abril de 2016. O prazo final para entrega seria em agosto do ano corrente, mas nem as obras foram realizadas nem as praças liberadas.

Os projetos de construção civil são considerados equivocados pela população porque nelas deveriam haver Academias da Saúde, projetos públicos financiados com dinheiro oriundo de diversas fontes financiadoras e que já deveriam ter sido entregues.

O Goiana Notícias não obteve acesso aos projetos arquitetônicos de nenhuma das obras. A Secretaria de Urbanismo, Obras e Patrimônio Arquitetônico (SEURBO) responsável pela intervenção nas praças, não comenta o assunto abertamente e reservou-se a responder a uma entrevista por correio eletrônico enviada pela equipe de redação do Goiana Notícias. As respostas a seguir foram fornecidas pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Goiana e não há alteração entre o conteúdo aqui reproduzido e o e-mail recebido pela reportagem.

Goiana Notícias: As obras da Praça Frei Damião e Praça da Bíblia, ambas Academia da Saúde, estão, de fato, paralisadas?
Prefeitura de Goiana: As obras para a instalação das Academias da Saúde encontram-se sem andamento por falta de liberação de recursos por parte Governo Federal. Estamos, com afinco buscando a liberação para que retomemos as obras.

GN: Qual o motivo destas paralisações?
PMG: A falta de liberação dos recursos por parte Governo Federal é a razão da falta de andamento nas obras para a instalação das Academias da Saúde. Estamos fazendo gestões para que os recursos sejam liberados e assim possamos concluir essas obras tão importantes para a população.
 Foto: Ernesto Rodrigues para Goiana Notícias

GN: Quem é o responsável por acompanhar o andamento destas obras?
PMG: O Engenheiro Otávio Carvalho.

GN: Existe previsão de retorno dos trabalhos ou conclusão das praças ainda nesta gestão?
PMG: A previsão para a retomada da obra e sua conclusão está atrelada a liberação dos recursos.


GN: O que a Prefeitura tem a dizer sobre os prazos que já foram ultrapassados e, diante do valor investido no equipamento (como consta na placa de identificação) que não corresponde com a realidade em que se encontra?
PMG: Sobre os prazos, informamos que Termos Aditivos ao contrato são meios legais que permitem a alteração dos prazos. Sobre a sua afirmação dos valores e a correspondência com a execução da obra até o momento, é indispensável que você apresente dados técnicos de engenharia.

 Foto: Ernesto Rodrigues para Goiana Notícias
 Foto: Ernesto Rodrigues para Goiana Notícias
 

Comentários