TRE-PE promove reunião em Caruaru para tratar da acessibilidade nas Eleições 2022

 

O presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador André Guimarães, e o vice-presidente e corregedor eleitoral, desembargador Humberto Vasconcelos, junto com a Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade (CMA) do tribunal promoveram, nesta quarta-feira (16/2), em Caruaru (Agreste), uma reunião com juízes, promotores, chefes de cartório eleitorais e administradores de prédio por zona eleitoral da cidade para tratar das Eleições 2022 e da acessibilidade para os eleitores. O encontro aconteceu no Fórum Eleitoral do município e contou também com a participação do desembargador eleitoral substituto Marcus Vinicius Nonato Rabelo Torres.

O objetivo do encontro foi sensibilizar e capacitar todos os atores da Justiça Eleitoral envolvidos nas Eleições 2022 sobre a garantia da acessibilidade aos eleitores no dia da votação. Para tanto, a Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade do TRE-PE, encabeçada pelo Assessor de Planejamento, Acácio Leite, fez uma apresentação dos desafios encontrados nas eleições passadas e do trabalho mapeamento das condições de acesso a locais de votação em Caruaru e nas cidades vizinhas. O intuito é identificar possíveis entraves para a acessibilidade e atuar para que sejam promovidas melhorias.

“É uma questão básica de cidadania. Precisamos garantir a todos o acesso digno aos locais de votação. Nosso objetivo é que todos, dentro das suas atribuições, se engajam neste objetivo”, afirmou o presidente do TRE-PE durante o encontro.

Um dos pontos discutidos na reunião foi o encaminhando de ofícios ao Poder Público Municipal e aos responsáveis pelas escolas particulares que possuam seções com alguma barreira de acessibilidade identificada, para promoverem adequações. Também será recomendado que eventuais seções eleitorais instaladas em locais com dificuldade de acesso sejam reposicionadas dentro do próprio local de votação.

A reunião em Caruaru faz parte de um cronograma de encontros do presidente do TRE-PE com magistrados e servidores vinculados à Justiça Eleitoral para o planejamento das eleições. Desde o início de fevereiro, o desembargador André Guimarães vem se reunindo com os setores técnicos do tribunal para tratar de todos os detalhes que envolvam as eleições.

VISITA - Após a reunião, a comitiva do TRE-PE visitou a Escola Municipal Professora Gianete Silva, que serve como colégio eleitoral e considerada um bom exemplo de prédio no tocante à acessibilidade.

Folha PE

Comentários