HU suspende cirurgias devido ao atraso de repasses da Prefeitura de João Pessoa e Governo Federal

HU suspende cirurgias devido ao atraso de repasses da Prefeitura de João Pessoa e Governo Federal

O atraso de repasse de recursos, além de o dinheiro não vir em sua totalidade está impossibilitando a realização de algumas cirurgias no Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa. De acordo com Ângelo Melo, gerente de Ensino e Pesquisa do HU, a unidade de saúde enfrenta dificuldades para receber os recursos repassados tanto pela Prefeitura Municipal de João Pessoa quanto pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação.
 
“Aconteceram esses atrasos, esse dinheiro não veio na integralidade e nós tivemos algumas dificuldades exatamente para conseguir empenhar, adquirir, os materiais hospitalares necessários”, explicou Ângelo Melo. Devido à dificuldade em obter alguns materiais específicos para a realização de algumas cirurgias, uma parte delas foi suspensa.
 
Ângelo citou que a falta de material anestésico específico para uso infantil fez com que as cirurgias pediátricas fossem suspensas, por exemplo. No entanto, este material deve chegar ainda nesta segunda-feira (06) e as cirurgias devem ser retomadas.
 
“Algumas cirurgias maiores, que precisam de um quantitativo maior de produtos, cirurgias mais complexas, algumas foram suspensas e vão ser retomadas à medida que o material for chegando”, destacou o gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital.
 
Assim que o Hospital Universitário for recebendo o recurso que precisa, vai começando a realizar os empenhos do material necessário e aguardar a entrega pelos fornecedores para possibilitar a continuidade das cirurgias. “Se o recurso não chega no período adequado, nem integral, vai ter uma consequência”, explicou Ângelo Melo, lembrando que a unidade de saúde não pode gastar o dinheiro que não tem e depende da liberação destes recursos.
 
Além dos repasses, Ângelo mostrou-se preocupado em relação à quantia destinada ao Hospital Universitário Lauro Wanderley por parte da Prefeitura de João Pessoa. Ele afirmou que entende a crise financeira vivenciada pela gestão, mas “o que a gente recebe da Prefeitura de João Pessoa é muito pouco diante do tamanho do hospital”.
 
Existe ainda a perspectiva de liberação de recursos por parte do Governo Federal até o mês de dezembro, o que iria possibilitar a normalidade no atendimento realizado no Hospital, de acordo com o gerente de Ensino e Pesquisa.
 
O Hospital Universitário Lauro Wanderley é o hospital-escola da Universidade Federal da Paraíba, está instalado em João Pessoa e possui 220 leitos, 80 consultórios médicos, além de realizar 20 mil atendimentos e 250 cirurgias por mês, de acordo com informações institucionais. 
 
Com Clickpb
 

Comentários