Google é obrigada a fornecer informações confidenciais de seus usuários ao FBI



Após uma batalha judicial onde a Google lutava pelo direito de não revelar ao FBI informações confidenciais sobre os usuários de seus serviços, a juiza federal Susan Illson ordenou que a empresa respondesse às solicitações secretas feitas pela polícia federal dos Estados Unidos. A decisão é de 20 de maio, mas apenas foi divulgada na última sexta-feira, seguno o jornal Daily Mail. Nela, a juiza rejeitou os argumentos da Google de que as solicitações eram inconstitucionais e desnecessárias.
A equipe de contra-terrorismo do FBI começou a enviar solicitações secretas de informações, que não precisam de uma autorização prévia de juizes, após a promulgação do USA Patriot Act, lei assinada pelo ex-presidente George Bush após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. As solicitações são utilizadas para recolher informações confidenciais, como relatórios financeiros e de contatos telefônicos, e causaram uma série de protestos contra o governo por violar o direito à privacidade em nome da segurança nacional. Apenas em 2011, o FBI fez 16.511 solicitaçõs deste tipo sobre 7.201 pessoas.
Muitos dos serviços do Google, incluindo seu sistema de buscas e de email, se tornaram hábitos diários de milhares de pessoas. A sentença final da juiza ainda aguarda a decisão de uma corte de apelação, mas até então a Google está obrigada a consentir com as 19 solicitações já feitas pelo FBI.

Extra Online

Comentários