Governo venezuelano confirma 724 casos de H1N1, e médicos falam em epidemia

No último mês de maio, pelo menos 23 pessoas morreram em decorrência do vírus

 O governo da Venezuela confirmou que 724 casos de pessoas afetadas com a gripe A (H1N1) no último mês de maio, enquanto representantes da Sociedade Venezuelana de Infectologia disseram nesta quinta-feira (6) que o vírus afeta todo o país, o que reflete uma epidemia com pelo menos 23 mortes.
O boletim epidemiológico mensal do Ministério da Saúde da Venezuela indica que desde o dia 1º até 25 de maio 1.553 mostras foram analisadas, das quais 84,19% das positivas correspondem ao influenza A (H1N1), ou seja, 724 casos. No entanto, o reporte não indica a quantidade de mortes.
O chefe da catedral de Epidemiologia e Saúde Pública da Universidade Central da Venezuela (UCV) e representante da Sociedade Venezuelana de Infectologia, Luis Echezuría, revelou à Agência Efe que registraram casos em 20 dos 23 estados federais e que os mesmos abrangem todos os grupos de idades.
— Passamos de surto a epidemia. Está praticamente em todo o território e não há forma de dizer que não é assim porque as mortes estão sendo registradas em todas as entidades federais, com exceção do Distrito Federal (Caracas). É do meu conhecimento e do Ministério da Saúde de 23 a 25 mortes.
O epidemiologista acrescentou que "o que mais chama atenção" é que as mortes estão relacionadas a um grupo de idade que corresponde aos adultos jovens.
Segundo o especialista, o mais "natural" é que estas doenças afetem crianças e idosos, mas, diante de uma epidemia, "o padrão muda", e os mais afetados passaram a ser os adultos jovens, "que são os que vão mais à rua".
O pediatra e epidemiologista da UCV Alejandro Rísquez, diz, no entanto, que "a grande maioria" das pessoas que possuem esse vírus não morre por esta causa e especificou que só quatro a seis de cada 100 mil infectados pela influenza A chega a falecer.
Em relação às mortes na Venezuela, Rísquez, que também é representante da Sociedade Venezuelana de Infectologia, assinalou que, apesar dos 700 casos diagnosticados, as projeções devem levar em consideração que a cada pessoa hospitalizada há 9,9 mil indivíduos que tiveram a infecção.
Segundo o pediatra, a maioria dos portadores do vírus não apresenta sintomas. Neste caso, os especialistas indicaram à Agência Efe que o mais conveniente é que se vacine a maioria da população, especialmente as mulheres grávidas.
A ministra da Saúde da Venezuela, Isabel Iturria, pediu calma, para não gerar um "alarme" em torno de uma situação que "qualquer epidemiologista sabe que não tem razão de ser", e indicou que mais de três milhões de venezuelanos foram vacinados contra o vírus há pouco mais de uma semana.
O governo se negou a fornecer números de mortes e só os boletins epidemiológicos de publicação obrigatória ofereceram dados oficiais sobre a situação da doença no país.

R7

Comentários

Mais Vistas do Blog

Acidente Fatal na PE-062: Vítima Morre Após Colisão Frontal em Goiana

Em Caaporã: Acidente entre ônibus da Jeep-Goiana e animal na PB 044

Tribunal de Contas recomenda realização de concurso público na prefeitura de Goiana

Polícia em Caaporã prende foragidos pela justiça

Em Caaporã homens ficam feridos após bala perdida

Efraim votou por aumento de cadeiras na Câmara Federal