Ano letivo 2018 começa com inauguração de escolas técnicas

Com capacidade para 1200 estudantes, a Jurandir Bezerra Lins, em Igarassu, oferece cursos técnicos de Desenvolvimento de Sistemas e Guia de Turismo
Por: Portal FolhaPE
Abertura do ano letivo da rede Estadual de ensino e inauguração da ETE Jurandir Bezerra Lins, em Igarassu
Abertura do ano letivo da rede Estadual de ensino e inauguração da ETE Jurandir Bezerra Lins, em Igarassu

Foto: Arthur Mota / Folha de Pernambuco

O ano letivo 2018 da Rede Pública Estadual começou, nesta segunda-feira (5), junto com a inauguração de quatro novas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs). A escola Jurandir Bezerra Lins, em Igarassu, Região Metropolitana, com capacidade para 1200 estudantes, foi inaugurada na presença de políticos e eleva para 41 o número de escolas do tipo no estado.
As outras três ETEs estão localizadas em Belém de São Francisco, no Sertão, Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, e o Porto Digital, no Centro do Recife, que foi adaptado para o modelo das escolas técnicas. Segundo o Ministro da Educação, Mendonça Filho, estão previstos outros investimentos na educação pernambucana, entre eles uma nova ETE vinculada ao Governo Federal também em Igarassu. “A formação técnica é fundamental para que possamos assegurar o futuro dos nossos jovens”, destaca.
A ETE Jurandir Bezerra Lins oferta cursos de Desenvolvimento de Sistemas e Guia de Turismo. Neste ano a escola contará apenas com os 250 estudantes dos 1° anos do ensino médio, as demais turmas serão preenchidas à medida que os estudantes forem aprovados para o ano subsequente. A estudante Júlia Maria, 15 anos, está ansiosa para fazer o curso de guia de turismo. “Quero aprender alguma coisa para ter futuro e ficar rica”, disse aos risos.

Para estudar numa ETE é preciso participar do processo de seleção que costuma ser aberto em meados de novembro. Entretanto, segundo o Secretário de Educação, Fred Amâncio, as vagas das demais modalidades ofertadas pela ETE devem ser abertas, são elas: subsequente, concomitante (faz o ensino médio em outra escola e o técnico na ETE) e o médiotec.

"Em uma década nós saímos de seis para quase 45 escolas técnicas, então, há uma priorização do Governo atual e dos anteriores em relação ao curso técnico", declarou o governador Paulo Câmara sobre a importância da formação técnica para os jovens.

Comentários