VENEZIANO: FICHA LIMPA E DISCURSO REFORÇADO


Nilvan Ferreira
Não é a melhor notícia que os seus opositores gostariam de tomar conhecimento, logo assim no início do ano, num período tão tumultuado pra tanta gente, mas o fato é que o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, continua ficha limpa, apto a disputar pleitos futuros, segundo o julgamento que fez hoje o Tribunal Regional Eleitoral, aqui na capital, na tarde desta terça-feira, dia 17.
O fato é que, após uma verdadeira e longa maratona, enfrentando não só acusações verbais, por parte dos seus adversários, mas, acima de tudo, um doloroso calvário entre quase uma dezena de processos, impetrados na justiça eleitoral, Veneziano começa 2012 recebendo um atestado de lisura nas eleições que disputou e que venceu em Campina Grande, fato que pode ter forte capacidade de impulsionar mais ainda o seu discurso no momento que for defender a continuidade do seu projeto na rainha da borborema.
Seus adversários não mais poderão usar as denúncias que propagaram até hoje. O discurso terá que ser outro. Caso Maranata, denúncia de suposto uso da máquina da prefeitura na campanha de Veneziano, agora, não tem mais o peso que tinha, pois quem julga na justiça decidiu que Veneziano é inocente e que as denúncias não tinham consistência.
O problema é que a decisão do TRE esvazia o discurso da oposição, principalmente às vésperas de uma disputa, que promete ser colossal. A oposição pode até tachar Veneziano de feio, cabeludo, de praticar um português difícil, cheio de "verbetes" complicados e tudo mais. O que não poderão afirmar durante a campanha eleitoral é que Veneziano usou a prefeitura para se eleger em 2008 ou que ele é ficha suja. Não. Essas acusações o TRE terminou de sepultá-las de uma vez por todas e ponto final.
Passado o pesadelo dos processos e das acusações, Veneziano e seu grupo precisam agora concentrar os esforços e definir a melhor estratégia para vencer a batalha que se aproxima. Se a campanha terá um tom plebiscitário ou não, a dinâmica do processo mostrará. O essencial é que, tanto de um lado, como do outro, os perfis estão se definindo e os contornos da disputa mais presentes, do ponto de vista político.
Já a candidata do PMDB, a Dra. Tatiana Medeiros, que não perde a oportunidade de fazer comparações, deve estar aguardando a primeira oportunidade pra dizer que pode se orgulhar de receber o apoio de Veneziano, um político ficha limpa, que nunca foi cassado pela justiça eleitoral.

Comentários