Ruy Falcão diz que desistência de Agra fortalece candidatura do PT em JP


Presidente Nacional lança nomes de Luiz Couto e Luciano Cartaxo para disputar prefeitura

O presidente do PT Nacional, Ruy Falcão, se reuniu nesta quarta-feira (18), em Brasília, com o presidente do diretório estadual do partido na Paraíba, Rodrigo Soares, e os deputados Luciano Cartaxo e Anísio Maia, para discutir o novocenário na política de João Pessoa, gerado com a desistência do prefeito Luciano Agra (PSB) de disputar a reeleição.
Após a reunião com os paraibanos, Ruy Falcão concedeu entrevista ao WSCOM Online e disse que a desistência de Agra gerou um novo quadro, que fortaleceu a possibilidade de candidatura própria do PT na Capital, já que o partido tem nomes com total capacidade de governar João Pessoa, a exemplo de Luciano Cartaxo (que já se lançou candidato) e o de Luiz Couto.
“Nós temos um quadro em João Pessoa que havia duas posições: uma favorável ao apoio ao prefeito, com o diretório municipal apoiando a Agra; e uma outra posição que acha que é tempo do PT governar João Pessoa. Com a declaração pública de Agra de que não é candidato a reeleição, abriu-se um quadro novo na Capital e nós temos nomes com toda a capacidade de pleitear o governo de João Pessoa”, afirmou
“Temos o deputado Luciano Cartaxo, que é um parlamentar experiente, vem de quatro mandatos de vereador; temos a bancada de três deputados estaduais, todos eleitos com maioria de votos na capital; e o deputado federal Luis Couto, o mais votado na capital. Portanto, é natural que com essas qualidades e o fato do PT ser o partido da preferência nacional, com grande aprovação de Dilma e o prestigio de Lula, que queiramos crescer e eleição municipal é um momento de afirmação do partido”, acrescentou.
O presidente enfatizou que os nomes de Couto e Cartaxo podem “angariar apoios de outros partidos, por isso pondera para que no encontro municipal de João Pessoa, os companheiros que defendiam apoio a Agra, dentro da nova realidade política, analisem o que aconteceu e reflitam sobre a atual condição”.
“Não sabemos, inclusive, se o PSB vai ter candidato, se tiver quem será”, indagou.
“E não sei se diante dos nomes de Cícero Lucena, José Maranhão, se a nossa candidatura, tanto a de Cartaxo, quanto a de Couto, não se apresenta com viabilidade para ser a vencedora em João Pessoa, acredito que possa ser”, acrescentou.
Indagado se considera possível haver um acordo entre os dois grupos, devido ao acirramento dos últimos meses, o presidente disse que as disputas são legitimas no PT, por isso o partido realiza prévias.
“Sempre sou favorável ao acordo, mas, a legitimidade da disputa existe. No entanto, acho que a partir do novo quadro vão se abrir conversações entre os dois grupos”, disse.
Falcão também não descartou a possibilidade intervir entre os dois grupos para se chegar a um consenso e definir a candidatura própria do partido na capital.
“Sempre que posso intervir para buscar acordo eu faço. Inclusive, agora tendo conversado com o presidente do diretório estadual, o deputado Luciano Cartaxo, eu vou convidar o deputado Luiz Couto e o presidente do diretório municipal {Antônio Barbosa} para que agente também possa refletir junto sobre a nova conjuntura. Naturalmente a decisão depois é da conversa entre as partes, por que a realidade local é muito mais conhecida por eles mesmos, do que por mim, e independente de acordo ou não o foro para decisão é o Encontro, sempre é assim no PT”, afirmou.
O presidente finalizou dizendo que está otimista com relação a um possível acordo entre os dois grupos.
“Quem está no PT é sempre otimista e nestes últimos meses temos conseguido vários acordos, que pareciam inalcançáveis, por isso aposto muito nesta possibilidade”, sustentou.
Cristiano Teixeira
WSCOM Online

Comentários

Mais Vistas do Blog

Homicídio no Centro de Goiana Deixa um Morto e Uma Ferida; Polícia Investiga Ligação com Tráfico

Ex-presidiário é executado com vários tiros de dentro de casa em Itaquitinga

Goiana Clama por Segurança: Até Quando Vamos Viver com Medo?

Confusão na Prefeitura de Goiana: Guarda hasteia bandeira ao confundir ex-prefeito com o atual

Operação Conjunta da PM e Guarda Municipal Prende Membros da Facção Nova OKD em Goiana

Goiana Violência em Alta: Tiroteio na Rua Bom Jesus Deixa Um Ferido e Causa Medo na População