Chuvas na PB


Defesa Civil Nacional vem avaliar estragos e planejar ações na PB

18/07/2011 13:58
Leia mais
Balanço registra pelos menos 4 mil pessoas desabrigadas na Paraíba
Criança é levada por enxurrada e bebê morre após desabamento
Estado decreta emergência e reúne 27 prefeitos em busca de solução
Jhonathan Oliveira
Após se reunir com prefeitos de 26 municípios que estão em estado de emergência por conta das fortes chuvas, o governador Ricardo Coutinho (PSB) anunciou que a Defesa Civil Nacional vem à Paraíba para avaliar os estragos e planejar ações em conjunto com o Estado para recuperar as cidades. Ele também informou que o Governo vai lançar uma campanha de arrecadação de donativos para as famílias que foram vítimas dos temporais desse final de semana.
Ricardo convocou os prefeitos de forma emergencial para explicar o que o Estado vai fazer pelos municípios e também para discutir ações conjuntas. O encontro aconteceu no Palácio da Redenção.
“Buscamos fazer um diagnóstico dos estragos causados pelas chuvas que caíram de sexta até este domingo. Em 30 horas choveu mais do que o mês de junho inteiro”, disse o governador durante seu programa semanal de rádio nesta segunda-feira (18).
O governador afirmou que já está buscando ajuda junto ao Governo Federal. Ele destacou que o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, já tem mostrado solidariedade e disposição de ajudar e acrescentou que o coronel Humberto Viana, secretário nacional da Defesa Civil, vem ao Estado. “Conversei com secretário nacional de defesa civil , ele já programou um voo e deve vir a Paraíba ou hoje ou amanhã. Vamos relatar os problemas e vamos também pedir coisas que são básica para normatização das vidas nessas cidades”, completou.
Ricardo garantiu também que o Estado vai começar uma campanha para arrecadar donativos para os desabrigados e desalojados pelas chuvas. Segundo ele, a Secretaria de Desenvolvimento Humano vai divulgar locais de postos de coleta. O governador reforçou que o Estado já está providenciado remédios e cestas básicas para os moradores atingidos pelas chuvas.
Sobre o número de desabrigados Ricardo disse que não tinha como precisar a quantidade, pois esse números dependem das prefeituras. “Dependem das prefeituras, nós temos atá às 17h para que esses dados cheguem a Defesa Civil do Estado para que possamos calcular e preparar as nossas ações”.

Comentários