Pacientes denunciam superlotação e negligência em hospital do Recife

Imagens gravadas por uma câmera de celular denunciam a situação precária de pacientes e de atendimento na emergência do Hospital Getulio Vargas (HGV), no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife. Nas imagens, é possível ver pacientes amontoados em um canto da unidade, e outros recebendo suporte no meio dos corredores do setor.
Na unidade de saúde, uma idosa chegou a ser atendida em uma maca, no chão do hospital. A atitude trouxe indignação para outros pacientes, entre eles a enfermeira Renata Fernandes, que está com o pai internado no local desde a última sexta-feira (24), devido a uma hemorragia digestiva.
“Meu pai está desde a sexta esperando uma endoscopia, mas eles dizem que o hospital não tem o material para fazer o exame, que não tem nem luva. Eu venho todos os dias e peço para o médico transferir meu pai para o HR, o Otávio de Freitas, qualquer hospital que faça o procedimento”, explica. Segundo ela, o sentimento é de impotência e raiva.



Reprodução/TV Jornal

Resposta

A Secretaria de Saúde reconhece a alta demanda de pacientes na emergência, mas a direção ressalta que não nega o atendimento, dando prioridade aos casos mais graves. A unidade tem trabalhado também para agilizar exames e procedimentos para, com isso, dar maior rotatividade aos leitos.
Sobre a limpeza do setor de emergência, o hospital esclarece que todas as dependências da unidade são higienizadas diariamente. Ainda segundo a diretoria do hospital, não há falta de seringas ou medicamentos. Sobre a refrigeração, em nota, eles dizem que os equipamentos de ar-condicionado operam parcialmente por conta da reforma e ampliação que estão sendo realizadas no setor.

Outras unidades de saúde

Na emergência do Hospital Agamemnon Magalhães não é diferente a situação. Dezenas de pacientes são atendidos pelos corredores da unidade devido a superlotação. O Ministério Público vem acompanhando o problema e já abriu até mesmo um inquérito para averiguar a ocorrência.

Comentários