Não ao partido único



         
O encontro do governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) com o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) gerou múltiplas e picantes interpretações. O que mais me chamou atenção é que a suposta reaproximação se dá na hora errada, em ano eleitoral com um agravante: serviu apenas para fragilizar ainda mais a oposição, já capenga.
Pela sua história e por ser a mais forte liderança no campo que se opõe ao Governo, Jarbas jogou uma ducha fria naqueles que esperavam dele uma postura firme, de combate e resistência ao modelo socialista nas eleições municipais.
Pelo impacto das imagens do encontro e pela forma como Jarbas elogiou Eduardo uma semana antes, numa entrevista ao portal UOL, da Folha de São Paulo, alguns apressadinhos chegaram a inferir que o último dos moicanos havia sido vencido.
Espero que não e que a mão estendida do senador possa ter sido apenas um gesto de civilidade, no qual o que esteve em jogo foram os interesses do Estado de Pernambuco. Eduardo governa sem oposição.
Numa eventual “aliança branca” com Jarbas terá, finalmente, conseguido o que vinha perseguindo desde que foi reeleito: instalar a república socialista no Estado, ou o partido único, com mão de ferro. O equilíbrio de poder é imprescindível para a democracia. Ninguém sabe mais disso do que o senador peemedebista.
O FUJÃO - O secretário de Governo e pré-candidato a prefeito do Recife pelo PT de oposição a João da Costa, Maurício Rands, foi ao lançamento do anúncio do corredor exclusivo de ônibus, ontem, no Palácio das Princesas. Porém, ao percebeu que no salão havia repórteres de política, deu uma carreira. Por certo, quis manter o pacto de silêncio estabelecido pela CNB. Declarações só na coletiva de hoje.  
Mais revoada Um dos pilares da gestão de João da Costa e braço forte do prefeito, o secretário Gustavo Couto (Saúde) avisou ao prefeito João da Costa que deixa a gestão. Justificou que não está mais confortável na pasta e que a oficialização de Maurício Rands como oponente na sucessão municipal antecipou a sua saída.


Lançamento no Cabo- O PSDB oficializa, na próxima segunda-feira, a pré-candidatura do deputado estadual Betinho Gomes à Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho. O evento será na casa de recepções Flor de Macaíba, em Ponte dos Carvalhos, às 19 horas. O partido reunirá todos os pré-candidatos proporcionais. Estarão presentes o presidente nacional da sigla, deputado Sérgio Guerra, e o prefeito de Jaboatão, Elias Gomes.
Encontro regional - Já está tudo pronto para o encontro de lideranças regionais do PSD, que vai contar com a presença do presidente nacional da sigla, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Marcada para amanhã, a festa reunirá todos os pré-candidatos proporcionais da legenda e lideranças como o governador Eduardo Campos (PSB) e o deputado federal Sérgio Guerra (PSDB).
Nos preparativos - O presidente estadual do PSD, André de Paula, tirou a semana para se dedicar exclusivamente ao evento. Diz que tem feito os convites pessoalmente para que as lideranças locais se sintam prestigiadas. O encontro terá início às 10 horas, mas a previsão é que Kassab chegue depois das 10h30 e regresse à capital paulista logo após a cerimônia.

CURTAS
AJUDINHA - O deputado e pré-candidato a prefeito de Garanhuns, Izaias Régis (PTB), não perdeu as esperanças de ter apoio do Palácio das Princesas, mesmo após o governador reafirmar que está com Antônio João Dourado (PSB). 'Também pedimos apoio por que somos da base. Não estamos exigindo, apenas pedindo”, diz.
VAI LARGAR- O secretário de Governo, Maurício Rands, finalmente, deve entregar o cargo hoje, para se dedicar exclusivamente à campanha das prévias no enfrentamento ao prefeito João da Costa. Trata-se de um gesto tardio. Deveria ter se afastado tão logo sua candidatura foi cogitada.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – Quem vai juntar os cacos do PT?
'O peso e a balança justos são do SENHOR; obra sua são os pesos da bolsa'. (Provérbios 16:11)
Colaboração de Rivânia Queiroz

Comentários