Isabella Soares comemora mais de 100 obras entregues à frente da secretaria de Obras de Goiana

Desde que assumiu a pasta de Urbanismo, Obras e Patrimônio de Goiana em 2019, Isabella Soares vem transformando o município com melhorias na mobilidade e entregas de espaços públicos de qualidade à população. Sob sua gestão, mais de 120 km de ruas foram pavimentadas na sede e nos distritos. Já é possível ver o grande avanço e mudança no dia a dia das localidades beneficiadas, gerando um impacto positivo na vida dos moradores que passaram a desfrutar de maior acessibilidade e conforto, como evidenciado pelos que vivem em Carne de Vaca e nos loteamentos da Boa Vista, Fiteg, Guedes, Expedicionário Henrique Fenelon, José Albino Pimentel e Flexeiras, onde problemas de poeira e lama foram eliminados. “Estamos realizando o maior projeto de pavimentação da história de Goiana, levando desenvolvimento e bem-estar para várias famílias”, afirma Isabella. Além dos calçamentos, há menos de seis meses, foi lançado o Programa #TáAsfaltado, uma iniciativa que abrange a aplicação de asfalto em mais de 50 ruas. Na sede, a primeira etapa já foi concluída, e agora está sendo contemplado o centro do distrito de Atapuz.  


A conservação e manutenção de ruas também são prioridades da gestão de Isabella Soares. Para isso, foi criado recentemente o Programa Tapa Buraco, que permite aos cidadãos solicitar o serviço de reparo por meio do site da prefeitura. Em colaboração com o governo do Estado de Pernambuco, foi possível realizar o recapeamento do trevo da PE-62 com a PE-75 e da alça de saída da PE-75 com a BR-101. 


Além das melhorias físicas, Goiana, conhecida por sua rica história e cultura, tem visto uma renovação de seus pontos turísticos. A restauração da Igreja Nossa Senhora da Conceição, incluindo a rua da Conceição, está criando um novo espaço de convivência para os residentes e visitantes. Outras igrejas históricas foram revitalizadas, incluindo a Igreja Nossa Senhora do Amparo e a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, acompanhada pela reforma da praça Luiz Gomes. Outra importante obra de requalificação foi realizada na praça Frei Caneca, mais conhecida como praça do Carmo, um local de contemplação do Sítio Histórico de Goiana, onde se encontra o conjunto carmelita datado de 1666 com uma belíssima arquitetura. A praça é um cartão-postal da cidade e recebeu nova iluminação, paisagismo, pintura e reposição da tijoleira externa.


No distrito de Carne de Vaca, a praça da Igreja de Sant´Ana foi revitalizada, além de outras distribuídas em todo o município passaram por reformas como a praça da Bíblia, a praça dos Anjos, a praça do Artesão, a praça da Soledade, a praça IV Centenário, a praça Nossa Senhora da Vitória, a praça da Bandeira, a praça Laura Nogueira e a praça Jacques Essinger (Tejucupapo). Estão em andamento as obras da praça Duque de Caxias, Mutirão, Bandeira, Bom Tempo e João Lira.


Além disso, mais recentemente, foi executada a reconstrução do pórtico da Alvorada, uma obra feita na entrada de acesso da cidade para receber moradores e visitantes. “Essa era uma obra bastante esperada pela comunidade local e que dá as boas-vindas a quem chega em nossa cidade”, afirma. O painel artístico é assinado pelo goianense Mestre Edilson Oliveira e retrata a histórica batalha das Heroínas de Tejucupapo. Merece ainda destaque a entrega da obra de requalificação da orla do distrito de Ponta de Pedras com a construção do calçadão e o início da construção da Reserva Ecológica da Prainha, na orla de Atapuz, que contará com quiosques gastronômicos e comerciais, além de áreas de convivência, jardins, playground e um píer frente-mar.


Outras importantes obras entregues foram as três primeiras creches, no padrão FNDE, funcionando em tempo integral com salas de aula climatizadas, brinquedotecas e berçários para acolher crianças de até 5 anos de idade das comunidades de Flexeiras, Bom Jesus e Subestação. O muro da quadra Municipal foi reconstruído e recebeu intervenção artística por diversos artistas da cidade. Além disso, estão sendo planejadas melhorias para o estádio Agamenon Magalhães e as construções do Centro de Esportes e Lazer, em Ponta de Pedras, como também um campo de futebol, em Flexeiras.


Nos últimos cinco anos, alguns prédios da administração pública municipal também foram reformados, entre eles o de Carne de Vaca, a Subprefeitura de Ponta de Pedras, o Conselho Tutelar, do Cadastro Único, além do prédio da Secretaria de Serviços Públicos e a própria sede da prefeitura de Goiana. O antigo posto policial na povoação de São Lourenço também passou por reforma e ampliação. Ainda foram realizadas intervenções emergenciais para estabilização estrutural do sobrado 47, que no momento está passando por uma obra de restauro para funcionamento de um espaço cultural, na rua Siqueira Campos, conhecida por Beco do Pavão.


Investimentos significativos foram feitos na área da saúde, com reformas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Catuama, Barra de Catuama e do Gambá. Também foram reformadas e ampliadas a Unidade Mista de Tejucupapo e a Policlínica Nossa Senhora da Vitória. Além disso, foi construída a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Ponta de Pedras. Já a UPA de Goiana passou por uma reforma e recebeu um anexo de raio-X.


Segundo a secretária, Goiana vivencia anos de crescimento com grandes obras entregues ao município. “Agora, em 2024, estamos empenhados em concretizar a entrega para a população de mais ruas pavimentadas, além do Complexo Comercial da Feira Livre e da conclusão de outras 28 obras que estão andamento. A população de Goiana merece", ressalta Isabella.

Comentários

Mais Vistas do Blog

Duplo homicídio em Goiana

Homens suspeitos de tráfico de drogas morrem em confronto com a polícia em Goiana

Eduardo Batista agradece ao povo de Goiana e reafirma compromisso com a cidade

Suspeitos de envolvimento com homicídio e tráfico de drogas são presos no Litoral Sul do Estado

Mulher de 45 anos é presa em Campina Grande após esfaquear namorado de 16 anos durante discussão por ciúmes

Coren-PE promove Mês da Enfermagem 2025 com programação na Zona da Mata