RADAR POLÍTICO 365


O Auxílio Brasil vai começar? PEC dos Precatórios é aprovada em 1º turno na Câmara dos Deputados; Entenda o que significa

 O Auxílio Brasil vai começar? PEC dos Precatórios é aprovada em 1º turno na Câmara dos Deputados; Entenda o que significa

Câmara aprova em primeiro turno texto-base da PEC dos Precatórios - Foto: Agência Brasil


Com informações do SBT e da Agência Brasil


O texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 23/21, conhecida como a PEC dos Precatórios, foi votado nessa quarta-feira (3). A votação encerrou apenas nesta quinta-feira (4). A PEC era a principal alternativa do Governo Federal para arcar com o Auxílio Brasil, o programa que deve substituir o Bolsa Família e o Auxílio Emergencial.


Resultado da votação


Por 312 votos a favor e 144 contra, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada desta quinta-feira (4), em primeiro turno, o texto-base do relator Hugo Motta (Republicanos-PB), da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 23/21.


Conhecida como PEC dos Precatórios, ela limita o valor de despesas anuais com precatórios, corrige seus valores exclusivamente pela Taxa Selic e muda a forma de calcular o teto de gastos.



A aprovação é vista como uma vitória do governo, que pretende usar os cerca de R$ 90 bilhões para viabilizar o pagamento do Auxílio Brasil de R$ 400,00.


Para o especialista André Perfeito, economista-chefe da Necton Investimentos, a aprovação "deve acalmar os mercados amanhã com efeitos tanto no dólar, quanto na curva de juros". 


Líder do PDT, o deputado Wolney Queiroz (PDT-PE) elogiou a aprovação do acordo: "Conseguimos o compromisso com a precedência do pagamento desses precatórios, conseguimos o compromisso de dividir esses pagamentos em 40%, 30% e 30%, respectivamente, em 2022, 2023 e 2024. Além disso, nós temos o compromisso de constitucionalizar a renda básica", disse para a Agência Câmara.


A proposta, porém, foi criticada por outros parlamentares. O deputado Professor Israel Batista (PV-DF) afirmou: "Estamos aqui trazendo uma profunda insegurança jurídica para o Brasil. Precatório é decisão judicial sobre pagamento. Eu não consigo entender a vantagem de dividirmos o pagamento dos precatórios dos professores em três vezes, se a Justiça manda pagar em uma vez".


O líder do PT, deputado Bohn Gass (PT-RS), também criticou a proposta. "Queremos que o professor receba integralmente o que lhe é devido, que o Município e os Estados tenham o apoio e que não se precise dar calote, muito menos, fazer chantagem irresponsável e mentir para a população dizendo que, se esse projeto não for aprovado, não haverá dinheiro para programas sociais", disse.


Próximos passos


Para concluir a votação da matéria, os deputados precisam analisar e votar os destaques apresentados pelos partidos, que podem ainda mudar trechos da proposta. A sessão poderá ocorrer ainda hoje.


Tv Jornal 




Comentários

Mais Vistas do Blog

YouTuber conhecido por atacar presidente das Assembleias de Deus na Paraíba é condenado por difamação

Homem é morto a facadas após discussão com a esposa em Goiana

Barraca é destruída por incêndio no Largo do Alvorada, em Goiana-PE

Caaporã adere ao programa Saúde Redes em Brasília

Prefeito Marcílio Régio visita obra do novo campo de Flexeiras, que será entregue em 2026

Prefeitura de Goiana vistoria obras da Policlínica Nossa Senhora da Vitória e do Complexo da Feira Livre