Embarcações devem redobrar cuidados devido às grandes ondas que podem atingir litoral

Alerta é do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)


Onda mais alta deve chegar à costa entre a noite desta quinta e a manhã de sexta (17) / Edmar Melo/ JC Imagem

Onda mais alta deve chegar à costa entre a noite desta quinta e a manhã de sexta (17)

Edmar Melo/ JC Imagem

Ondas de quase quatro metros e ventos fortes podem atingir o litoral nordestino de hoje até sábado, especialmente no trecho entre Sergipe e Pernambuco. Em alto mar, podem chegar a cinco metros entre a Bahia e Pernambuco. O alerta foi dado ontem pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e reforçado pelo Centro de Hidrografia da Marinha. O perigo da ressaca fez a Capitania dos Portos emitir um alerta para embarcações e comunidades de pescadores.
Segundo o chefe do Departamento de Oceanografia da UFPE, Alex Costa, a previsão é que a onda mais alta, de 3,9 metros, atinja a costa pernambucana entre a noite desta quinta-feira e manhã de sexta. “Associada à maré de sizígia (na Lua Nova) mais alta, de 2,4 metros, essa onda pode ficar num nível acima dos arrecifes que protegem Boa Viagem”, explica o pesquisador.
Essas ondas grandes, chamadas Swell, com dez segundos de intervalo entre uma e outra, são causadas por um evento extremo, diz o pesquisador. “Elas se formaram durante uma tempestade no Atlântico Sul e viajaram até a nossa costa”, informa o pesquisador, acrescentando que o mesmo tipo de onda alcança a Ilha de Fernando de Noronha no fim do ano e atrai muitos surfistas. “A diferente é que as de Noronha são formadas no Atlântico Norte.”
Alex Costa lembra que a previsão é feita com base no modelo de observação de ondas da agência americana NOAA (Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera), adotado pelo CPTEC. Pode se concretizar ou ocorrer sem tanta intensidade. “Mas nós temos um ondógrafo, instalado em frente ao Porto de Suape, que envia dados em tempo real para um website, através de rádio e satélite. Esses dados são coletados de hora em hora”, revela o professor, acrescentando que esse é o único equipamento do tipo no Nordeste. 
O risco de ressaca levou a Capitania dos Portos a emitir alerta, especialmente para as pequenas embarcações, que devem evitar navegar nesses dias. As grandes devem redobrar os cuidados com a segurança, verificar equipamentos de salvamento como boias e coletes, o estado geral dos motores e casco, redobrar atenção com bombas e esgoto do porão e verificar funcionamento do rádio. Em caso de acidente, acionar o Salvamar Nordeste pelo telefone 185.

Comentários