Todos Contra o Corona Vírus

Advogado explica previsão de resposta para quem não recebeu o auxílio de R$ 600 e pagamento da quarta e quinta parcela



Auxílio emergencial continua em análise para vários brasileiros - Foto: Reprodução/TV Jornal Interior
Cerca de 400 mil beneficiários do auxílio emergencial, contemplados na terceira etapa de pagamento, começaram nesta terça-feira (07) à receber os recursos da primeira parcela. Quem tem direito de sacar a primeira parcela? Quem teve o benefício negado e recorreu da decisão têm até quando para receber uma resposta? Como ficou o calendário para as outras pessoas que solicitaram a primeira parcela? O advogado previdenciarista, Almir Reis, tirou dúvidas sobre o auxílio de R$ 600 em entrevista ao Por Dentro.

Quem tem direito de sacar a primeira parcela? 

Teve um pessoal que recebeu o terceiro lote da primeira parcela do auxílio nos dia 13 e 17 de junho. Para essas pessoas, tem um calendário alternativo em que pode fazer o saque diretamente na agência. Hoje, dia 07 de julho, o pessoal que nasce em fevereiro, e que eventualmente fez o saque da primeira parcela em 16 de junho, pode fazer o levantamento destes recursos. Amanhã, quarta-feira (08), o pessoal que nasceu em março. Na quinta-feira (09), quem nasceu em abril e na sexta-feira (10) o pessoal de maio.

Quem teve o benefício negado e recorreu da decisão têm até quando para receber uma resposta?

Não existe um prazo exato. O governo fala que está respondendo com prazo de 10 dias úteis, no máximo. Mas a gente sabe que nem sempre o prazo é cumprudo porque o volume jme de contestação é elevado. Se essas pessoas não conseguirem êxito na contestação que fizeram pelo aplicativo, vão precisar procurar o poder judiciário. Seja com intermédio de um advogado de sua confiança, da Defensoria Pública da União ou até mesmo procurando diretamente o Juizado Especial Federal por um procedimento chamado de atermação. 

Como ficou o calendário para as outras pessoas que solicitaram a primeira parcela?

Existe um pessoal que solicitou o auxílio emergencial desde o dia 7 de abril. Cerca de 2 milhões de brasileiros continuam em avaliação. Essas pessoas ainda não têm um calendário exato. É bom destacar que vai ter uma quarta e quinta parcela. Ainda não tem uma data exata, mas seria entre o final de julho e o final de setembro para estar sendo paga a quarta e quinta parcela. Existem vários lotes dentro de cada calendário e a pessoa precisa saber o mês de nascimento para saber o momento exato do pagamento dos valores. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Engenheira pernambucana vai comandar fábrica da Jeep em Goiana (PE)

Vereador Sargento Torres faz requerimento para que seja suspenso por 120 dias o desconto em folha dos empréstimos consignados dos Ativos e inativos da Prefeitura de Goiana