Mutirão para emitir certidão de nascimento será realizado em Alhandra, Caaporã, Conde e mais sete cidades

O Centro de Apoio Operacional às Promotorias Cíveis e da Família promoveu mais uma reunião com representantes das Secretarias de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH) e da Secretaria de Desenvolvimento Social do Município (Sedes) para discutir a política de combate ao sub-registro, que é a quantidade de pessoas que não possuem registro de nascimento.

Participaram da reunião a coordenadora do Caop, promotora Paula da Silva Camillo Amorim, e a promotora da 5ª Promotoria Cível de João Pessoa, Tatjana Maria Nascimento Lemos, o gerente executivo de Apoio a Programas Governamentais da SEDH, Luiz Antônio Lianza da Franca, Aldacy Paiva da SEDH, Karina Fonseca e Daniela Barros da Sedes.

Ficou decidido que o Caop vai encaminhar aos promotores dos municípios de João Pessoa, Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Alhandra, Conde, Caaporã, Pedras de Fogo, Campina Grande e Patos um modelo de inquérito civil público a ser instaurado quanto à implementação da política de combate ao sub-registro. A proposta da SEDH é que os municípios façam um diagnóstico das pessoas que não possuem registro de nascimento, através das Secretarias de Assistência Social. Realizado o mapeamento, o Estado vai montar a logística de atendimento para emissão de documentos a essas pessoas.

Numa segunda etapa, será implantado um sistema interligando as maternidades da Paraíba aos cartórios para que as crianças já saiam com a certidão de nascimento, evitando que os números do sub-registro aumentem.

No próximo dia 16, será realizada uma nova reunião com representantes da SEDH e da Sedes para discutir a parceria entre o Estado e o município de João Pessoa. Já no dia 19, será promovida uma reunião com os promotores para que entrem em contato com os gestores dos dez municípios para que a parceria seja firmada.

A SEDH se comprometeu a encaminhar do Caop Cíveis e Família os dados que possuem sobre o sub-registro da Paraíba. As promotoras ressaltaram que o registro de nascimento é a porta de entrada para a cidadania e que a pessoa sem esse documento não existe para o Estado.

Portal do Litoral PB/Joelma Alves

Comentários

Mais Vistas do Blog

Vereador de Goiana sofre acidente

ACIDENTE NA PE-75 EM GOIANA

Acidente Fatal na PE-062: Vítima Morre Após Colisão Frontal em Goiana

Tribunal de Contas recomenda realização de concurso público na prefeitura de Goiana

Polícia em Caaporã prende foragidos pela justiça

Ministério Público aponta irregularidades, pede afastamento de temporários e contratação imediata de aprovados em Ação Civil Pública contra a Prefeitura de Alhandra; confira documento