RADAR POLÍTICO 365


TJPE lança segunda edição do livro ‘Tribunal de Justiça de Pernambuco – 200 anos de história’, nesta quarta-feira

 https://portal.tjpe.jus.br/documents/d/portal/imagem-materia-capa-do-livro-jpg

O Poder Judiciário de Pernambuco lança, nesta quarta-feira (31), às 9h, a segunda edição do livro virtual “Tribunal de Justiça de Pernambuco – 200 anos de história – Volume II: Nos Caminhos da Cidadania (1822 – 2022)”, em evento no Salão Nobre do Palácio da Justiça, no Recife. A cerimônia de lançamento será prestigiada pelo presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueiredo, e pelo presidente da Comissão de Gestão e Preservação da Memória, desembargador Alexandre Guedes Alcoforado Assunção.

Esta segunda edição da obra tem cinco capítulos, distribuídos em 165 páginas. O primeiro trata da criação do TJPE no período do Império brasileiro (de 1822 a 1889). O segundo destina-se a relatar o Judiciário pernambucano nos primeiros anos do período republicano no país (de 1889 a 1930). Os outros três capítulos do livro dão ênfase na história do Tribunal durante o século XX, divididos nas seguintes fases importantes da história brasileira, a Era Vargas (de 1930 a 1945); o período do Regime Militar (de 1964 a 1985); e a redemocratização do país (de 1985 em diante). O lançamento do livro também faz parte da celebração dos 200 anos de criação do Tribunal da Relação de Pernambuco, atual Tribunal de Justiça (TJPE).

A primeira edição da obra abrangeu as primeiras décadas do TJPE durante o período do império brasileiro até os primeiros anos da República brasileira, indo de 1821 a 1892. Os textos foram escritos pelos historiadores e pesquisadores Jeffrey Aislan de Souza Silva, Paulo Fillipy de Souza Conti, Luanna Maria Ventura de Oliveira, Suely Creuza Cordeiro de Almeida e Thiago Nunes Soares.

Comentários

Mais Vistas do Blog

Homem morre após ser esmagado por trator em Pitimbu

Caaporã: Veja quem são as vitimas e estado de saúde do acidente

Em novo áudio vazado, prefeito de Caaporã Chico Nazário dispara ataques contra vereadores e usa termo homofóbico

Relatório da PF confirma que não houve provas contra deputados; Branco Mendes desabafa: “Não tem dor maior do que pagar uma conta que não deve”

Polícia prende suspeito de aplicar golpe da falsa taxa de entrega em João Pessoa

CPI dos Combustíveis visita Procons estadual e municipal e garante rigor nas investigações em João Pessoa