TJPE lança segunda edição do livro ‘Tribunal de Justiça de Pernambuco – 200 anos de história’, nesta quarta-feira

 https://portal.tjpe.jus.br/documents/d/portal/imagem-materia-capa-do-livro-jpg

O Poder Judiciário de Pernambuco lança, nesta quarta-feira (31), às 9h, a segunda edição do livro virtual “Tribunal de Justiça de Pernambuco – 200 anos de história – Volume II: Nos Caminhos da Cidadania (1822 – 2022)”, em evento no Salão Nobre do Palácio da Justiça, no Recife. A cerimônia de lançamento será prestigiada pelo presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueiredo, e pelo presidente da Comissão de Gestão e Preservação da Memória, desembargador Alexandre Guedes Alcoforado Assunção.

Esta segunda edição da obra tem cinco capítulos, distribuídos em 165 páginas. O primeiro trata da criação do TJPE no período do Império brasileiro (de 1822 a 1889). O segundo destina-se a relatar o Judiciário pernambucano nos primeiros anos do período republicano no país (de 1889 a 1930). Os outros três capítulos do livro dão ênfase na história do Tribunal durante o século XX, divididos nas seguintes fases importantes da história brasileira, a Era Vargas (de 1930 a 1945); o período do Regime Militar (de 1964 a 1985); e a redemocratização do país (de 1985 em diante). O lançamento do livro também faz parte da celebração dos 200 anos de criação do Tribunal da Relação de Pernambuco, atual Tribunal de Justiça (TJPE).

A primeira edição da obra abrangeu as primeiras décadas do TJPE durante o período do império brasileiro até os primeiros anos da República brasileira, indo de 1821 a 1892. Os textos foram escritos pelos historiadores e pesquisadores Jeffrey Aislan de Souza Silva, Paulo Fillipy de Souza Conti, Luanna Maria Ventura de Oliveira, Suely Creuza Cordeiro de Almeida e Thiago Nunes Soares.

Comentários