Tapetes de Corpus Christi: entenda significado e como tradição foi trazida ao Brasil






 Dia de Corpus Christi, em que os cristãos comemoram o Mistério da Eucaristia – Sacramento do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, representados de maneira figurada pelo pão e vinho –, é celebrado pela Igreja Católica nesta quinta-feira (8). A data recorda a última ceia de Jesus com os apóstolos.

O feriado é marcado pela confecção dos tapetes de serragem que colorem ruas e avenidas de várias cidades brasileiras. Em Goiana também cidade famosa pela tradição.

Os tapetes coloridos tiveram origem em Portugal e foram trazidos para o Brasil durante a colonização (entre os séculos XVI e XIX). Para a Igreja Católica, a prática remete à acolhida de Jesus em Jerusalém, "quando as pessoas cobriram as ruas de ramos e mantos para a passagem do Messias".

“Os tapetes são para Cristo. Eles são frágeis e recebem a passagem de Jesus na Eucaristia pelo ostensório – objeto de metal com o formato do Sol com uma hóstia no centro”, disse o padre.

Durante a procissão de Corpus Christi, os peregrinos passam por cima dos tapetes e o sacerdote leva o ostensório (peça que expõe a hóstia consagrada).

Fonte: G1

Fotos: Padre Edson 

Comentários