RADAR POLÍTICO 365


Novo complexo turístico em Pitimbu no Litoral Sul da Paraíba

Barcos utilizados para pesca e recreação, onde consta letreiro com os nomes das Praias e das duas Colônias de Pescadores do Município; a Z4 – Pitimbu e a Z10 – Acaú

A Prefeitura Municipal de Pitimbu, por meio da secretaria de Turismo e Meio Ambiente,  um novo complexo turístico na cidade, com ampla Praça de alimentação com lojinhas para a gastronomia e para o artesanato local.

Essa requalificação dos espaços urbanos de Pitimbu, localizado no Litoral Sul paraibano, faz parte do processo de melhoria da infraestrutura visando proporcionar mais conforto e atrair mais turistas para o município.

Lojinhas para comercialização de artesanato e alimentação na nova Praça dos Franceses, em Pitimbu (PB) – Foto: Divulgação

A nova Praça contará com 8 lojas para comercialização de artesanatos que foram selecionados por tipologia, para que o turista possa comprar peças feitas com  a quenga de coco, com a fibra da palha do coqueiro, com as escamas de peixe, com as conchas de mariscos, macramê, fuxicos, crochê e outros trabalhos manuais. Além disso, a Praça contará com 13 quiosques de alimentação, onde serão comercializados lanches e petiscos, com o melhor da gastronomia local, totalizando assim, 21 quiosques.

No centro da nova Praça, estarão ancorados quatro caícos, que são pequenas embarcações com duas proas e de fundo chato, utilizadas para pesca e recreação, onde consta letreiro com os nomes das Praias e das duas Colônias de Pescadores do Município; a Z4 – Pitimbu e a Z10 – Acaú. Inclusive, as jangadas com dois mastros, adaptação decorrente do regime de ventos da região, possibilitou o acréscimo de mais uma vela na embarcação visando melhorar a navegação existente em Pitimbu. As jangadas são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), na categoria de Paisagem Cultural Brasileira. Além disso, o piso da nova Praça, apresenta em mosaico, a Rosa dos Ventos e o Planisfério, que definem o Marco Zero do Município.

O nome “Porto dos Franceses” que foi dado à nova Praça, é uma homenagem a Pitimbu, que na época do Brasil Colônia recebia muitas visitas de estrangeiros, notadamente, franceses interessados em “negociar” o pau-brasil com  os índios Potiguara e Tabajaras que habitavam a região.

Naquela época, a enseada de Pitimbu ficou conhecida como “Porto dos Franceses”, por ter ancoradouros para mais de 12 naus que contavam com 6 ou 10 braças de profundidade (braça é uma antiga medida de comprimento equivalente a 2,20 metros, linearmente, que, apesar de antiga, atualmente ainda é usada). Os franceses, que chegaram muito antes dos portugueses,  atracavam suas embarcações no local e realizavam as trocas com índios locais e ancoravam os navios dos comerciantes de pau-brasil, em um verdadeiro porto natural, longe das ondas bravias do mar aberto.

Fonte: https://alelontra.com.br/novo-complexo-turistico-e-inaugurado-em-pitimbu-no-litoral-sul-da-paraiba/

Comentários

Mais Vistas do Blog

Dois Jovens de Timbaúba são assassinado em frente à igreja de Acaú

Acidente de Trânsito em Goiana: Ciclista é Atropelado na PE-062

Curiosidade: Paulo Sá assume mandato pela segunda vez após mortes de vereadores titulares em Caaporã

Duplo homicídio com dezenas de tiros registrado em Acaú

Último Adeus em Caaporã ao vereador Atos Santino de Lima

GATI da 27ª CIPM prende dois suspeitos por tráfico de drogas em Tejucupapo, distrito de Goiana