Grupo cultural de Goiana, Zona da Mata Norte, Pretinhas do Congo de Goiana é eleito Patrimônio Vivo


O grupo cultural As Pretinhas do Congo de Goiana foi eleito um dos seis novos Patrimônios Vivos de Pernambuco. Fundado em 1936, na comunidade ribeirinha do Baldo do Rio, antigo porto da cidade da Zona da Mata Norte do Estado, a Nação Africana Pretinhas do Congo de Goiana é uma brincadeira popular de tradição afrodescendente que representa a vida cotidiana dos escravos negros trabalhadores dos engenhos.
 
A brincadeira é composta por mulheres e homens de várias idades. Escravos da lavoura que carregam ferramentas de trabalho, pretinhas, feitores e senhores de engenho configuram a sociedade fundiária escravagista. Eles são satirizados através das toadas e loas, dançadas continuamente durante o desfile. 
 
Os personagens formam dois grupos de brincantes. A monarquia, que é representada pelos vassalos (ou secretários), pajem e dama, semelhante aos maracatus de baque solto e virados. Já os batedores (percussionistas) acompanham Mestre Val, que anima a brincadeira com suas toadas e cortes de apito, sendo estas cantigas respondidas pelos outros brincantes também, em especial pelo bandeirista que se posiciona em alguns momentos em frente ao mestre.
 
“A agência de desenvolvimento do município, AD – Goiana, busca o fortalecimento dos nosso grupos culturais. Demos apoio ao grupo na fase de inscrição no concurso, toda a assessoria técnica necessária. Esse serviço é prestado a todos os grupos culturais que precisam do suporte do município”, diz Willemberg Francelino, responsável pelo programa Goiana Criativa da AD – Goiana. 

Comentários