Fábrica da Jeep em Goiana volta a produzir depois de 48 dias paralisada




O Grupo FCA retomou hoje a produção das três fábricas que possui no Brasil: Betim (MG), Goiana (PE) e Campo Largo (PR). As unidades irão operar em regime parcial e seguindo regras de distanciamento social e higienização


Sérgio Bernardo/Acervo JC Imagem
Na fábrica da Jeep, em Goiana, cerca de 1.500 funcionários voltaram ao trabalho nesta primeira etapa, de um total de 6 mil - FOTO: Sérgio Bernardo/Acervo JC Imagem

Leitura: 7min
4 conteúdos restantes.
Cadastre-se aqui, é grátis!
Possui cadastro? Faça login aqui
x
A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) retomou nesta segunda-feira (11) a produção de veículos no Brasil após 48 dias de interrupção voluntária por cont da pandemia do coronavírus. O retorno está sendo gradual e exigiu a adoção de  de medidas sanitização, reorganização de postos de trabalho e adaptação de espaços comuns, visando a uma jornada segura para os cerca de 4.300 trabalhadores que hoje voltaram à fábrica de Betim e 1.500 que retornaram à planta de Goiana.
O regime de home office continua a vigorar para todos os trabalhadores administrativos não diretamente envolvidos nas atividades de produção com objetivode de diminuir ao máximo o fluxo de pessoas nas fábricas. Antonio Filosa, presidente da FCA para a América Latina, afirmou que o retorno só foi possível após um longo planejamento.  “Na semana passada, eu acompanhei pessoalmente todos os passos da nova jornada dos nossos empregados, desde a viagem no ônibus até o momento da volta para casa. Não poupamos esforços e recursos para proporcionar um ambiente seguro e ao mesmo tempo acolhedor para os colegas que estão liderando este momento fundamental da retomada”, afirma Antonio Filosa. “As nossas pessoas são o patrimônio mais valioso que temos na FCA, portanto seguiremos absolutamente vigilantes para garantir que a produção seja restabelecida dentro das melhores e mais rigorosas condições de segurança e saúde possíveis”, destacou Filosa.

JORNADA

segundoa a FCA, nesta primeira etapa de retomada das operações, a prioridade será o treinamento de todos os empregados para as alterações efetuadas em layouts e processos, considerando os novos padrões de segurança e sanitização. Também é o momento de realizar um cuidadoso processo de aviamento, que consiste em examinar todos os equipamentos, sistemas e processos após 48 dias de suspensão da produção.
O volume de produção será crescente no decorrer de maio, acompanhando a adaptação das plantas aos novos procedimentos e à demanda do mercado. Antes da suspensão das atividades, em 23 de março, o ritmo de produção era de 1.600 veículos por dia em Betim e 1.000 em Goiana.
A FCA criou um sistema de autoavaliação e prevenção on-line. Através do aplicativo, o próprio trabalhador anota suas condições gerais de saúde e bem-estar, além de informar se teve contato com algum caso suspeito ou confirmado de Covid-19. As informações ajudam a mapear potenciais casos que demandem acompanhamento específico do time de Saúde.
Os ônibus que transportam os trabalhadores passam a contar com um protocolo de higienização ainda mais rigoroso que o anterior. Além disso, para assegurar o distanciamento social adequado, cada conjunto duplo de assentos será utilizado por apenas um passageiro. Para o acesso ao ônibus, é necessário estar usando máscara e apresentar o protocolo de realização da autoavaliação de saúde realizada previamente via aplicativo. Os coletivos também contam com recipientes com álcool em gel para higienização das mãos e distribuição de máscaras reservas para os casos de perda, inutilização ou esquecimento do EPI.
Os novos protocolos estabelecem ainda a criação da figura do Capitão da Saúde. Trata-se de um profissional de especialmente treinado para garantir que todos os passageiros dos ônibus tenham preenchido a autoavaliação e estejam utilizando os EPIs adequados. Cada veículo destacado para o transporte de empregados contará com um Capitão da Saúde exclusivo.
Câmeras termográficas que realizam medição de temperatura corporal e termômetros extras estão sendo utilizados nos acessos às plantas para medir, mais uma vez, a temperatura de todas as pessoas que entram nas fábricas. O controle permite a identificação de pessoas com temperatura corporal acima dos 37,5°C, que caracteriza febre e pode indicar um caso de saúde que demande acompanhamento médico.

MÁSCARAS

Todos os funcionários deverão utilizar as máscaras nos ônibus, nos trajetos de ida e de volta, e ao longo do expediente. Cada trabalhador recebeu uma cartilha contendo orientações sobre a importância e o uso correto da máscara – além de recomendações gerais sobre os novos procedimentos de segurança e higienização.
A higienização adotada nas fábricas  e escritórios é padronizada, com utilização de hipoclorito de sódio e álcool com concentração de 70%. Esses procedimentos são adotados em áreas comuns, locais de trabalho e no transporte. São executados por equipes especializadas e também pelo ocupante de cada posto de trabalho, que será treinado a higienizar sua própria área antes de iniciar sua jornada diária. 
haverá ainda sinalizadores para assegurar a nova ocupação máxima permitida e a distância segura entre ocupantes, conforme os novos padrões de segurança. Se eventualmente um caso suspeito de contaminação for identificado pelo serviço de saúde ou liderança, o portador será encaminhado para o serviço médico e todo o perímetro de atuação do profissional será isolado para evitar o acesso de outras pessoas.

COMENTÁRIOS



NEWSLETTERS

VER TODAS

Fique por dentro de tudo que acontece. Assine grátis as nossas Newsletters.

VEJA TAMBÉM






Comentários

Mais Vistas do Blog

Duplo homicídio em Goiana

Duplo Homicídio em Engenho de Timbaúba: Funcionários de Usina Encontrados Mortos com Tiros

Homem é @ss@ss1n@d0 a Tiros em Itambé, Mata Norte de Pernambuco

Homens suspeitos de tráfico de drogas morrem em confronto com a polícia em Goiana

Eduardo Batista agradece ao povo de Goiana e reafirma compromisso com a cidade

Suspeitos de envolvimento com homicídio e tráfico de drogas são presos no Litoral Sul do Estado