Artigo: Uma gestão paralisada - Alexandre Almeida


Passado quase quatro anos do governo de Osvaldo Rabelo que mesmo afastado oficialmente devido sua doença, podemos afirmar pelo menos uma coisa, seu governo é o mais completo e retumbante fracasso, e não sou apenas eu que digo, mas as diversas vozes influentes da política goianense. Não há um único ponto de sua gestão que pode ser apontado como um exemplo, bem, tem o pagamento sem atraso do funcionalismo, porém sabemos que isso não é um favor, mas obrigação.
Apesar de uma campanha prometida na base de “cuidas das pessoas”, não houve nenhuma melhora visível na saúde ou educação, muito pelo contrário. Assim como no trato com os servidores públicos que, ao que me parece, perseguir quem dele discorda virou costume em sua administração. E a situação de conservação urbana, então, só olhar como está o asfalto de alguns bairros, ou mesmo as praças públicas que se percebe o estado de calamidade. Sem mencionar o nosso litoral que está totalmente abandonado.
O prometido choque de gestão do início do mandato, bem, este ninguém viu. Pois o que mais se viu ao longo do tempo foi o modelo mais retrogrado de governar dos últimos anos. As nomeações de pessoas com problemas na Justiça para fazerem parte do primeiro escalão do governo municipal chegou a ser algo até “normal”, a exemplo de envolvidos na operação Ratatouille, que investiga o desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro em processos de licitação para o fornecimento de merenda durante a gestão de Vado da Farmácia à frente da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, entre 2013 e 2016, foi mais um ponto negativo da sua administração. Sem falar das denúncias feitas pela oposição.
Culpar só Osvaldo Rabelo pelos problemas de Goiana seria injusto. A situação transcende governos, como em boa parte do país. Mas o homem que chegou afirmar dezenas de vezes a promessa de “cuidar das pessoas” agravou bastante o quadro. Não podemos esquecer das palavras desrespeitosas para com a população, entre elas, para com as mulheres goianenses quando disse que "estavam reclamando tanto da buraqueira, que os peitos das mulheres aqui em Goiana estavam ficando moles, de tanto balançar". Mas se for para apontar cada uma, bem, vocês tem tempo de ler um livro?

Então, se junta à incompetência de Osvaldo Rabelo ao lado de Eduardo Honório, com a total ausência da Câmara Municipal de Vereadores e do governador Paulo Câmara, Goiana fica em uma verdadeira tempestade perfeita e sem ter onde correr. Por isso a importância de refletirmos bem se este grupo que está aí merece continuar comandando os rumos do município ou se já está na hora de darmos um basta em toda essa situação.

Chegou o momento de Goiana sair deste estado de paralisia e mudar seu patamar de ação política. É hora de assumir agendas importantes e trabalhar para a construção de uma cidade com mais bem-estar para todos. Existe esperança de dias melhores no horizonte. A sociedade civil é a mola propulsora que fará Goiana sair da inércia e avançar em busca de um futuro melhor.

Alexandre Almeida é acadêmico em Direito, foi consultor de políticas públicas de juventude da UNESCO e é membro do Democratas de Goiana.

Comentários