Caminhada do Setembro Amarelo realizada pela Prefeitura de Caaporã chama atenção para prevenção do suicídio




O suicídio é um tema que muitas pessoas ainda têm medo e receio de debaterem. Contudo, manifestações voltadas a esse assunto acabam despertando um pensamento reflexivo positivo nos indivíduos com esse perfil, a fim de quebrar esse paradigma. Com isso, nesta sexta-feira, 20,  a Prefeitura de Caaporã, através da Secretaria de Saúde, realizou a 1ª caminhada voltada a temática “Prevenção do Suicídio”, em alusão ao Setembro Amarelo.
A ação também contou com a participação das Secretarias de Desenvolvimento Humano e Inclusão Social, Educação, Cultura e Infraestrutura, além de funcionários públicos, alunos da rede municipal e estadual de ensino, usuários do CAPS, Serviço de Convivência e da população em geral.
O intuito do evento foi chamar a atenção da sociedade para a importância do cuidado com a saúde mental e de como o suicídio pode ser prevenido.
A caminhada teve início no Pátio de eventos da cidade e percorreu diversas ruas de Caaporã.
“Nossa equipe preparou ações de conscientização sobre esse importante tema, que deve ser sempre debatido para que todos saibam que a depressão e outros problemas podem levar uma pessoa a uma medida extrema. É muito importante ouvir quem passa por uma situação como essa, apoiar e indicar caminhos para que possa se restabelecer”, explicou Amanda Pereira, secretária de Saúde.
O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio e durante todo esse mês, foram realizadas campanhas nas unidades de saúde com objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio e as suas formas de prevenção.


“Assim a prefeitura municipal através da secretaria de saúde e sociedade civil vem desenvolvendo ações para conscientizar a população sobre a importância de falar sobre suas angustias, saber ouvir os que precisam, não expressar julgamento, demonstrar preocupação, respeito, cuidado e afeto pelos valores e opiniões das pessoas”, afirmou o prefeito de Caaporã, Kiko Monteiro.


Durante a caminhada, os participantes fizeram uma parada em frente a torre/antena, soltaram balões amarelos e deram uma salva de palmas em homenagem póstuma ao jovem Cleiton, que se jogou do local, no último dia 28/08, perdendo sua vida. A homenagem teve como objetivo reforçar o desejo profundo de que ele descanse em paz, após sua trágica partida.

Comentários