PIER NET

PIER NET

SABOR DA VILA

SABOR DA VILA

domingo, 22 de setembro de 2019

Caminhada do Setembro Amarelo realizada pela Prefeitura de Caaporã chama atenção para prevenção do suicídio




O suicídio é um tema que muitas pessoas ainda têm medo e receio de debaterem. Contudo, manifestações voltadas a esse assunto acabam despertando um pensamento reflexivo positivo nos indivíduos com esse perfil, a fim de quebrar esse paradigma. Com isso, nesta sexta-feira, 20,  a Prefeitura de Caaporã, através da Secretaria de Saúde, realizou a 1ª caminhada voltada a temática “Prevenção do Suicídio”, em alusão ao Setembro Amarelo.
A ação também contou com a participação das Secretarias de Desenvolvimento Humano e Inclusão Social, Educação, Cultura e Infraestrutura, além de funcionários públicos, alunos da rede municipal e estadual de ensino, usuários do CAPS, Serviço de Convivência e da população em geral.
O intuito do evento foi chamar a atenção da sociedade para a importância do cuidado com a saúde mental e de como o suicídio pode ser prevenido.
A caminhada teve início no Pátio de eventos da cidade e percorreu diversas ruas de Caaporã.
“Nossa equipe preparou ações de conscientização sobre esse importante tema, que deve ser sempre debatido para que todos saibam que a depressão e outros problemas podem levar uma pessoa a uma medida extrema. É muito importante ouvir quem passa por uma situação como essa, apoiar e indicar caminhos para que possa se restabelecer”, explicou Amanda Pereira, secretária de Saúde.
O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio e durante todo esse mês, foram realizadas campanhas nas unidades de saúde com objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio e as suas formas de prevenção.


“Assim a prefeitura municipal através da secretaria de saúde e sociedade civil vem desenvolvendo ações para conscientizar a população sobre a importância de falar sobre suas angustias, saber ouvir os que precisam, não expressar julgamento, demonstrar preocupação, respeito, cuidado e afeto pelos valores e opiniões das pessoas”, afirmou o prefeito de Caaporã, Kiko Monteiro.


Durante a caminhada, os participantes fizeram uma parada em frente a torre/antena, soltaram balões amarelos e deram uma salva de palmas em homenagem póstuma ao jovem Cleiton, que se jogou do local, no último dia 28/08, perdendo sua vida. A homenagem teve como objetivo reforçar o desejo profundo de que ele descanse em paz, após sua trágica partida.

0 komentar:

Postar um comentário

Copyright © Blog do Eduardo França | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top