SERVIDORES DA JUSTIÇA ELEITORAL ENTRAM EM GREVE

Os servidores da Justiça Eleitoral da Paraíba deflagraram greve nesta segunda-feira (2). A paralisação, iniciada ao meio-dia, se inicia justamente na semana em que serão registradas as candidaturas dos políticos que irão concorrer às eleições municipais neste ano. De acordo com o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal da Paraíba (Sindjuf-PB), Marcos Lopes, o calendário eleitoral do estado pode ser sofrer alterações com a greve. A greve tem caráter nacional e também foi aderida nos estados de São Paulo e Mato Grosso.
Os servidores da Justiça Eleitoral reivindicam a aprovação do Plano de Cargos e Salários da categorias. Marcos Lopes explicou que a decisão de entrar em greve apenas nesta semana se deu por ser os últimos dias para o registro de candidaturas eleitorais. “Tendo em vista que a maioria dos partidos ainda vai realizar suas convenções esta semana, o calendário eleitoral pode ficar comprometido, prejudicando a realização das eleições municipais deste ano em todo o país”, comentou.
Ainda conforme Lopes, o estado da Paraíba conta com 70 zonas eleitorais e a principal delas, a 64ª, que receberá os registros dos candidatos à prefeito de João Pessoa, já se encontra sem atividades nesta segunda. “Recomendamos que todos os demais servidores das outras zonas também decidam aderir à greve”, completou o coordenador-geral.
O movimento reivindica aprovação do PL 6613/09, que trata do reajuste da categoria e tramita no Congresso Nacional desde 2009. Os servidores da Justiça Eleitoral, do Trabalho e Federal acumulam seis anos sem reajustes ou reposição das perdas inflacionárias, pois o último Plano de Cargos e Salários foi implantado em 2006. Nesse período de seis anos, a inflação acumulada chegou a 41%, conforme dados do IGPM-FGV. Enquanto isso, os planos de saúde foram reajustados em 49% e a cesta básica em 60%.
A greve é por tempo indeterminado, mas segundo Marcos Lopes a intenção é paralisar as atividades até a próxima segunda (9), quando acaba o prazo de registro de candidatos junto ao Tribunal Superior Federal (TSE). Os servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Paraíba, antes de deflagrarem a greve nesta segunda, já haviam feito uma paralisação de advertência no último dia 27.
Do Blog com G1 Paraíba

Comentários

Mais Vistas do Blog

Duplo homicídio em Goiana

Homens suspeitos de tráfico de drogas morrem em confronto com a polícia em Goiana

Eduardo Batista agradece ao povo de Goiana e reafirma compromisso com a cidade

Suspeitos de envolvimento com homicídio e tráfico de drogas são presos no Litoral Sul do Estado

Mulher de 45 anos é presa em Campina Grande após esfaquear namorado de 16 anos durante discussão por ciúmes

Coren-PE promove Mês da Enfermagem 2025 com programação na Zona da Mata