RADAR POLÍTICO 365


SP: em posto, Lula e Marisa Letícia recebem vacina contra gripe


04 de junho de 2012  17h38

Lula recebeu a vacina contra a gripe ao lado do prefeito Luiz Marinho. Foto: Valmir Franzoi/PMSBC/Divulgação
Lula recebeu a vacina contra a gripe ao lado do prefeito Luiz Marinho
Foto: Valmir Franzoi/PMSBC/Divulgação
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua esposa, Marisa Letícia, receberam nesta segunda-feira a vacina contra gripe em um posto de saúde de São Bernardo do Campo (SP). A imunização aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Rudge Ramos e foi acompanhada pelo prefeito da cidade, Luiz Marinho, pré-candidato do PT à reeleição.
"Há cinco anos, eu e a Marisa nos vacinamos e nunca mais pegamos uma gripe. Quem ainda não compareceu precisa se animar, sair do sofá e ir até a UBS mais próxima de sua casa", ressaltou Lula.
A imunização começou no dia 5 de maio. São priorizadas pessoas mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. A dose - oferecida gratuitamente em 34 mil postos de saúde espalhados pelo País - protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul em 2011, inclusive o Influenza H1N1, a gripe suína.
A vacina contra a gripe destina-se a crianças entre 6 meses e 2 anos incompletos, idosos, gestantes, profissionais de saúde e a população indígena. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacinação é a forma mais eficaz para prevenir a gripe e suas complicações. A gripe ataca, todos os anos, entre 10% e 20% da população no mundo - algo em torno de 600 milhões de pessoas. Se não for tratada, pode gerar complicações que provocam entre 250 mil e 500 mil mortes por ano e milhões de internações. As complicações mais comuns são pneumonia, infecção no ouvido (otite) e inflamação dos brônquios (bronquite).
A vacina não é recomendada para quem tem alergia à proteína do ovo ou apresentou reações adversas às doses anteriores. Pacientes com doenças agudas, neurológicas ou febre devem consultar um médico antes de tomar a vacina. O Ministério da Saúde garante que a dose não provoca efeitos colaterais. A pessoa pode sentir apenas dor leve ou sensibilidade no local da injeção.

Comentários

Mais Vistas do Blog

Homem morre após ser esmagado por trator em Pitimbu

Caaporã: Veja quem são as vitimas e estado de saúde do acidente

Em novo áudio vazado, prefeito de Caaporã Chico Nazário dispara ataques contra vereadores e usa termo homofóbico

Relatório da PF confirma que não houve provas contra deputados; Branco Mendes desabafa: “Não tem dor maior do que pagar uma conta que não deve”

Polícia prende suspeito de aplicar golpe da falsa taxa de entrega em João Pessoa

CPI dos Combustíveis visita Procons estadual e municipal e garante rigor nas investigações em João Pessoa