SP: em posto, Lula e Marisa Letícia recebem vacina contra gripe


04 de junho de 2012  17h38

Lula recebeu a vacina contra a gripe ao lado do prefeito Luiz Marinho. Foto: Valmir Franzoi/PMSBC/Divulgação
Lula recebeu a vacina contra a gripe ao lado do prefeito Luiz Marinho
Foto: Valmir Franzoi/PMSBC/Divulgação
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua esposa, Marisa Letícia, receberam nesta segunda-feira a vacina contra gripe em um posto de saúde de São Bernardo do Campo (SP). A imunização aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Rudge Ramos e foi acompanhada pelo prefeito da cidade, Luiz Marinho, pré-candidato do PT à reeleição.
"Há cinco anos, eu e a Marisa nos vacinamos e nunca mais pegamos uma gripe. Quem ainda não compareceu precisa se animar, sair do sofá e ir até a UBS mais próxima de sua casa", ressaltou Lula.
A imunização começou no dia 5 de maio. São priorizadas pessoas mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. A dose - oferecida gratuitamente em 34 mil postos de saúde espalhados pelo País - protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul em 2011, inclusive o Influenza H1N1, a gripe suína.
A vacina contra a gripe destina-se a crianças entre 6 meses e 2 anos incompletos, idosos, gestantes, profissionais de saúde e a população indígena. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacinação é a forma mais eficaz para prevenir a gripe e suas complicações. A gripe ataca, todos os anos, entre 10% e 20% da população no mundo - algo em torno de 600 milhões de pessoas. Se não for tratada, pode gerar complicações que provocam entre 250 mil e 500 mil mortes por ano e milhões de internações. As complicações mais comuns são pneumonia, infecção no ouvido (otite) e inflamação dos brônquios (bronquite).
A vacina não é recomendada para quem tem alergia à proteína do ovo ou apresentou reações adversas às doses anteriores. Pacientes com doenças agudas, neurológicas ou febre devem consultar um médico antes de tomar a vacina. O Ministério da Saúde garante que a dose não provoca efeitos colaterais. A pessoa pode sentir apenas dor leve ou sensibilidade no local da injeção.

Comentários