PESQUISA REVELA OS QUE SERIAM OS MAIS VOTADOS PARA VEREADOR EM JOÃO PESSOA NAS ELEIÇÕES 2012


Dos 21 vereadores que compõem a Câmara Municipal de João Pessoa, pelo menos oito ficaram de fora da pesquisa Ipespe. Na espontânea sobre a eleição de vereador foram citados os nomes de Tavinho Santos, João dos Santos, Zezinho do Botafogo, Sérgio da SAC, Elisa Virgínia, Bira, Geraldo Amorim, Dinho, Luiz Flávio, Durval Ferreira, Raoni Mendes, Marcos Vinícius e João Corujinha.
Dos atuais vereadores, os mais citados na pesquisa foram Tavinho Santos, João dos Santos e Zezinho do Botafogo. Os demais tiveram os nomes citados mas não pontuaram na pesquisa. Não foram lembrados pelos eleitores os nomes dos vereadores Benilton Lucena, Bruno Farias, Fernando Milanez, Sandra Marrocos, Pedro Coutinho, Raíssa Lacerda, Mangueira e Pastor Edmilson.
Na pesquisa, os eleitores mencionaram ainda nomes que no seu entendimento poderiam disputar a eleição para vereador. Entre eles, foram citados alguns que devem concorrer a prefeito, como Toinho do Sopão, Luciano Agra, José Maranhão e Geraldo Amorim. Até o governador Ricardo Coutinho teve o nome lembrado.
Apareceram também nomes de ex-vereadores como professor Paiva, Bosquinho, Nadja Palitot e pastor Miguel Arcanjo, e ainda nomes não muito conhecidos pela população, como Índio do Distrito Mecânico, Papazinho, Irmão do Táxi, Marciana, Luiz do PSB, Lula de Oitizeiro, Carlinhos, Inácio Ramos, dentre outros.
Atuação da Câmara é desaprovada por 37% da população
Pesquisa Ipespe sobre a disputa pela Prefeitura de João Pessoa revela que 37% dos eleitores desaprovam a atuação da Câmara Municipal de João Pessoa. O índice é formado pela soma dos conceitos ruim (16%) e péssimo (21%). Já os que aprovam representam apenas 11%. A pesquisa encomendada pelo JORNAL DA PARAÍBA foi realizada no período de 26 a 28 de maio, ouvindo 800 eleitores de vários bairros da capital. A consulta está registrada no Tribunal Regional Eleitoral, sob o número 00013/2012.
A desaprovação do eleitorado em relação à atuação da Câmara de João Pessoa se mantém com o mesmo índice auferido na pesquisa anterior, realizada em outubro de 2011, que foi de 37%. Já a aprovação aumentou três pontos.
O maior índice de desaprovação está entre os eleitores com idade entre 25 e 44 anos (41%). Os eleitores entre 16 e 24 anos representam 35% e com mais de 45 anos somam 34%. Por grau de instrução, a maior rejeição ao trabalho da Câmara se concentra entre os eleitores com nível superior (46%). Os eleitores com até a 4ª série somam 35%; da 5ª à 8ª série, 34%; e com o ensino médio 39%. Por renda familiar, são 36% com até dois salários mínimos; 37% de dois a cinco salários mínimos e 39% superior a cinco salários mínimos.
O conceito ótima e boa foi emitido por 11% dos entrevistados, sendo 40% do sexo masculino e 42% do sexo feminino. Por idade, são 14% entre 16 e 24 anos; 9% entre 25 e 44 anos e 12% acima de 45 anos. Por grau de instrução os que aprovam a atuação da Câmara são 12% até a 4ª série; 11% da 5ª à 8ª série; 12% do ensino médio e 7% do ensino superior. Por renda familiar, eles representam 12% até dois salários mínimos; 9% de dois a cinco salários mínimos e 11% acima de cinco salários mínimos.
Na pesquisa, 31% consideram apenas regular a atuação da Câmara. Desses, são 30% do sexo masculino e 31% do sexo feminino. Por faixa de idade, eles são 31% entre 16 e 24 anos; 30% entre 25 e 44 anos e 31% acima de 45 anos. Por nível de escolaridade, são 28% até a 4ª série; 33% da 5ª à 8ª série; 31% do ensino médio e 31% com nível superior. Já por renda familiar, são 31% até dois salários mínimos; 31% de dois a cinco salários mínimos e 31% com mais de cinco salários.
Não responderam ou não opinaram 21% dos eleitores entrevistados.
Do Blog com Jornal da Paraíba

Comentários