Operação investiga suspeito de armazenar conteúdos de abuso sexual infantojuvenil na PB
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (4), em Patos, no Sertão da Paraíba, a Operação Rescue 19, para apurar crime relacionado ao armazenamento de imagens e vídeos com conteúdo de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes.
Durante a ação, foi cumprido mandado de busca e apreensão contra um investigado suspeito de manter o material ilícito armazenado. As investigações tiveram início após análise de cenas identificadas em vídeos monitorados pelas autoridades.
Segundo a Polícia Federal, o caso surgiu a partir de cooperação entre a corporação e o National Center for Missing and Exploited Children (NCMEC), organização norte-americana que atua na proteção de crianças e adolescentes.
O órgão internacional comunicou à PF na Paraíba a atuação de um usuário que estaria armazenando conteúdos envolvendo vítimas menores de idade, dando início às investigações.
Caso o crime seja confirmado, o investigado poderá responder por armazenamento de conteúdo de abuso sexual infantojuvenil, cuja pena pode chegar a seis anos de prisão, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Alerta
Os pais e responsáveis devem acompanhar e orientar as crianças e adolescentes no ambiente virtual e fora dele, como forma de prevenção.
A recomendação é que responsáveis conversem sobre riscos na internet, monitorem o uso de redes sociais, jogos e aplicativos e fiquem atentos a mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou sigilo excessivo no uso de celulares e computadores.
Ensinar crianças e adolescentes a buscar ajuda diante de contatos inadequados é uma das formas mais eficazes de prevenção e proteção.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos

Comentários
Postar um comentário