RADAR POLÍTICO 365


Lula pretende demitir diretor da Abin, Luiz Fernando Corrêa

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve demitir o diretor da Agência Brasileira de Informações, a Abin, caso ele seja indiciado pela Polícia Federal. Segundo informações do repórter Túlio Amâncio, Lula admitiu a aliados a preferência pela demissão de Luiz Fernando Corrêa.

O chefe da Abin deve prestar depoimento na Polícia Federal na tarde desta quinta-feira (16), sobre os inquéritos da ‘Abin paralela’ e da espionagem ao governo do Paraguai. Ele pode ser indiciado na investigação que apura o uso ilegal do órgão durante a gestão de Jair Bolsonaro.

Rui Costa, padrinho de Luiz Fernando Corrêa no cargo e ministro-chefe da Casa Civil, tenta segurá-lo no cargo. O desejo dele é segurar o chefe da Abin até a manifestação da Procuradoria-geral da República.

O caso que envolve o Paraguai vai seguir em inquérito separado. A expectativa é que o diretor-geral faça o depoimento dentro da investigação sobre a espionagem ilegal. O objetivo é apurar se houve obstrução por parte da atual gestão à investigação do uso da Abin durante o governo Bolsonaro para espionar autoridades, jornalistas e ministros do Supremo Tribunal Federal.

Além disso, o depoimento tem o objetivo de saber se a Abin tinha conhecimento e autorizou a espionagem de autoridades do Paraguai. A espionagem teria sido iniciada durante o mandato do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), mas teria continuado na gestão Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com a escolha do atual diretor da Abin, Luiz Fernando Corrêa.

As acusações são baseadas em uma declaração de um funcionário da agência à Polícia Federal. O Brasil negou, por meio de uma nota, “categoricamente qualquer envolvimento em ação de inteligência, noticiada hoje, contra o Paraguai, país membro do Mercosul com o qual o Brasil mantém relações históricas e uma estreita parceria”.

Comentários

Mais Vistas do Blog

Corpo de jovem é encontrado em estado de decomposição em Goiana

Homem de 33 anos é assassinado em Goiana

Blindagem atrapalha contato de Marcílio Régio com o povo de Goiana

Servidores da Saúde de Goiana Cobram Pagamento da Gratificação de Incentivo Prevista em Lei

Goiana amarga posição 292 no ranking da saúde, apesar de estar entre as cidades que mais arrecadam impostos no Brasil

Silêncio da Prefeitura na Data Magna de Goiana gera críticas e expõe rivalidade política