Goiana: Confira os locais de vacinação contra a Covid-19 e a Influenza nesta quinta-feira

 Compartilhar

Dando continuidade a assistência preventiva de vacinação, a Prefeitura de Goiana segue, nesta quinta-feira (13), ofertando os imunizantes que protegem contra Influenza, Covid-19 e todas as vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.

Com a Pfizer Bivalente, a vacinação segue para indivíduos que fazem parte dos grupos prioritários, que são: pessoas imunocomprometidas, com comorbidades ou deficiência permanente acima de 12 anos de idade, idosos acima de 60 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), comunidades quilombolas e trabalhadores de saúde.

Para tomar o imunizante bivalente, é necessário que o usuário tenha recebido ao menos duas doses de vacinas monovalentes como esquema primário. O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes é a partir de 4 meses da última dose de reforço monovalente ou última dose do esquema primário.

A vacina bivalente oferece proteção contra a variante original do vírus da Covid-19 e contra as cepas que surgiram posteriormente, incluindo a Ômicron, variante BA.4 e BA.5 – preocupação no momento. O Ministério da Saúde (MS) recomenda que as vacinas contra a Covid-19 podem ser administradas simultaneamente com os imunizantes do calendário vacinal ou em qualquer intervalo na faixa etária de seis meses de idade ou mais.

Influenza – A vacinação contra a Influenza tem como objetivo reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus na população-alvo da campanha. O imunizante trivalente apresenta três tipos de cepas: A/Sydney/5/2021 (H1N1)pdm09, A/Darwin/9/2021 (H3N2) e B/Áustria/02/1359417/2021 (linhagem B/Victoria).

Grupo prioritário – Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores da saúde; gestantes, puérperas, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, idosos com idade superior a 60 anos de idade; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; Pessoas com deficiência permanente; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade com mais de 18 anos de idade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Documentação – No momento da vacinação é necessário apresentar um documento oficial, cartão de vacina, que comprove outras doses dos imunizantes contra a Covid-19, e Cartão do SUS. No caso de pessoas imunocomprometidas, com deficiência e com comorbidades, há a necessidade de apresentação da cópia do laudo ou declaração médica que ficará retida no local.

Já os trabalhadores de saúde precisam apresentar cópia de documento que comprove vínculo ativo, que também fica retida no local, como carteira do conselho profissional ou contracheque. No caso de estudantes que estagiam em serviço de saúde, devem apresentar declaração da instituição de ensino e do serviço onde atuam.

A vacinação acontece em todas unidades de Saúde, não precisa agendar.

Comentários