PROGRAMA VACA MECÂNICA BENEFICIA FAMÍLIAS DE GOIANA COM DISTRIBUIÇÃO DE PÃO E LEITE DE SOJA

A prefeitura de Goiana, através da secretaria de Políticas Sociais, por meio do programa de segurança alimentar Vaca Mecânica, beneficia famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social com a distribuição de pão e leite de soja no município. "O leite e o pão da Vaca Mecânica são os primeiros alimentos na mesa da minha família no café da manhã e, às vezes, o único. São alimentos saborosos! Essa entrega de pão e leite é muito importante para todos nós", comentou Maria Tereza Santos, moradora do Mutirão e chefe de família. 


São contempladas diariamente, aproximadamente, 3 mil famílias na sede e distritos. As instalações do Vaca Mecânica estão localizadas no Mutirão e em Tejucupapo. A distribuição dos alimentos também é feita em outros pontos do município como Engenho Mussumbú, Gambá, Povoação de São Lourenço, Sítio Carrapicho e Impoeira. O programa foi criado na década de 90, durante a gestão do ex-prefeito Osvaldo Rabelo e, após um longo período desativado, voltou a funcionar em julho de 2019. "A melhor coisa que a prefeitura fez foi colocar pra funcionar de novo a Vaca Mecânica. O pão e o leite são bons demais e fazem bem para a saúde", disse João Francisco dos Anjos, morador de Goiana que atualmente está desempregado.  


A ação tem como objetivo assegurar a alimentação básica das famílias em situação de extrema pobreza. “O leite de soja tem um valor nutricional riquíssimo. Assim, a gente consegue suprir algumas carências alimentares tanto em idosos quanto em crianças,” ressaltou a nutricionista da secretaria de Políticas Sociais, Jordânia Felipe. A profissional destacou ainda a importância desse programa no amparo social à população que, muitas vezes, tem na mesa apenas o alimento que é entregue pelo programa.  


O controle de toda a entrega dos alimentos do Vaca Mecânica é feito pela equipe de profissionais formada por nutricionista, padeiro, leiteiro, assistentes, supervisores e funcionários de serviços gerais.   


O responsável da família interessado em fazer parte do programa deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da sua região para realizar o cadastro. No local, a equipe de assistência social informará qual a documentação necessária para a inscrição, verificando ainda se a pessoa se enquadra nos requisitos para receber o benefício.

Comentários

Mais Vistas do Blog

Vereador de Goiana sofre acidente

ACIDENTE NA PE-75 EM GOIANA

Acidente Fatal na PE-062: Vítima Morre Após Colisão Frontal em Goiana

Tribunal de Contas recomenda realização de concurso público na prefeitura de Goiana

Polícia em Caaporã prende foragidos pela justiça

Ministério Público aponta irregularidades, pede afastamento de temporários e contratação imediata de aprovados em Ação Civil Pública contra a Prefeitura de Alhandra; confira documento