Câmara realizou encerramento de exposição histórica, na sede do Arquivo Público de Pernambuco

 


A Câmara Municipal de Goiana realizou, na sede do Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano, na manhã desta quarta-feira, dia 21 de dezembro, o grande encerramento da Exposição Histórica “Revisitando a História de GOYANNA nas Páginas de Livros e Jornais que o Tempo não Apagou”, no Grande Recife, promovida Poder Legislativo de Goiana, em parceria com o governos estadual.

A exposição contou com a organização do diretor Administrativo da Câmara Municipal, Gilberto Cordeiro, e a curadoria do professor de História, Marcos Paulo, e homenageou Álvaro Alvim, autor do Hino de Goiana, e o jornalista José Torres. 

Estiveram presentes no evento o presidente da Câmara Municipal de Goiana, Eduardo Batista, o Diretor do Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano, Evaldo Costa, e servidores públicos estaduais e do Poder Legislativo de Goiana.

"Trazer essa exposição histórica para Recife, capital de Pernambuco, pelas mãos de tão bem conceituada instituição, como é o caso do Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano, que gentilmente nos acolhe em sua casa, é motivo de profundo orgulho para toda cidade de Goiana e, sobretudo, para a imprensa de Goiana que se prepara para comemorar, com ares de grandeza, o seu bicentenário", disse Eduardo Batista.

O diretor do Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano, Evaldo Costa, fez um discurso de agradecimento a todos que possibilitaram a realização da exposição. "Quero saudar o presidente da Câmara Municipal de Goiana, Eduardo Batista, esta pessoa que tive a oportunidade de conhecer já neste ciclo de comemorações do Bicentenário da Junta Governativa de Goiana. Presidente, parabéns pela sua gestão, por este seu viés de cuidar da história. Quero parabenizar, também, o professor Marcos Paulo, curador desta exposição, e todos os funcionários do Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano, pois são eles que fazem o dia a dia desta instituição", ressaltou.

Na nobre ocasião, o diretor do Arquivo Público de Pernambuco, Evaldo Costa, recebeu das mãos de Eduardo Batista uma placa em agradecimento pelo total apoio para a realização da referida exposição.

Homenagens a Joaquim Nunes Machado e Clóvis Fontenelle Guimarães

Também na manha desta quarta-feira, dia 21 de dezembro, antes da realização da cerimônia de encerramento da exposição histórica  “Revisitando a História de GOYANNA nas Páginas de Livros e Jornais que o Tempo não Apagou”, uma comitiva da Câmara Municipal de Goiana esteve no Cemitério de Santo Amaro, em Recife, para a colocação colocação de um ramalhete de flores sobre o monumento fúnebre do primeiro Juiz de Direito e Desembargador da histórica e lendária cidade de Goiana, o Dr. Joaquim Nunes Machado - herói da Revolução Praeira, como também para a colocação de um ramalhete de flores diante do jazigo do ex-vereador e patrono do plenário do Poder Legislativo de Goiana, o Dr. Clóvis Fontenelle Guimarães.

Os filhos de Dr. Clóvis Fontenelle Guimarães, Solange Guimarães e Silvio Guimarães, prestigiaram a emocionante cerimônia realizada pela Câmara Municipal, que reforça seu nobre compromisso com a preservação e exaltação da rica história goianense.  






Comentários