Crise na TV Tribuna do Grupo Industrial João Santos precisa de jornalistas da Paraíba para cobrir chuvas em Recife

WhatsApp Image 2022 06 01 at 10.27.48 - Em crise financeira, TV Band em Pernambuco precisa de jornalistas da Paraíba para cobrir chuvas em Recife; situação é dramática na emissora - ENTENDA

A TV Band está passando por dificuldades financeiras para realizar a cobertura das tragédias oriundas das chuvas no Grande Recife. Segundo a imprensa nacional, a TV Tribuna, afiliada da Bandeirantes em Pernambuco, necessitou do auxílio de quatro repórteres de outros estados para seguirem na cobertura dos estragos no estado vizinho. Dois deles foram da Paraíba.

Segundo o site especializado Notícias da TV, a emissora local em Pernambuco vem passando por dificuldades financeiras desde pelo menos a década passada, tendo inclusive se recusado a pagar hora extra para seus repórteres.

Com isso, a TV Band enviou dois repórteres de São Paulo: Carla Ramil e Juliano Dip, que atuam no telejornal Jornal da Band. Os outros dois foram da Paraíba, através da TV Manaíra, afiliada da emissora no Estado. Foram eles Silvia de Oliveira e Leandro Oliveira.

Ainda segundo o site, a TV Tribuna não está tendo condições de ajudar os repórteres com a logística da cobertura. Os VTs enviados para a rede são feitos pela internet, em vez de serem gerados pela TV local, e os veículos para transporte são alugados.

Crise na TV Tribuna

Após apuração, o Notícias da TV afirmou que a TV Tribuna passa por sérias dificuldades financeiras, pelo menos desde 2010, e que a situação foi agravada em 2021 por conta da pandemia.

Em abril do ano passado, aproximadamente 30 funcionários do jornalismo da TV Tribuna denunciaram a empresa no Ministério Público do Trabalho, alegando falta do pagamento do salário integral desde fevereiro. Colegas da imprensa de outras emissoras no Recife chegaram a fazer uma vaquinha para ajudar financeiramente os profissionais.

Já em novembro, a TV Tribuna entrou em greve depois de os funcionários chegarem a receber salários por meio de permutas, em vez de dinheiro. Em setembro, um patrocinador concordou em pagar o salário dos funcionários, mas em vez da quantia, os jornalistas receberam um kit composto por duas bandejas de ovos, linguiça, uma ave natalina e um espetinho. O recebimento foi confirmado pelo Ministério Público do Trabalho.

Em 2022, aconteceu um novo atraso de salário, quando parte dos funcionários receberam em abril, após mais de 20 dias de atraso, o pagamento de março.

A TV Tribuna é do Grupo Industrial João Santos, que entre outros negócios, atua no ramo da construção civil. Um de seus produtos mais conhecidos é a marca de cimento Nassau.

O site informou ainda que tentou entrar em contato com a TV Tribuna para conversar sobre o tema, mas não obteve resposta. 

Polémica PB

Comentários