Presídio de Itaquitinga Membros realizam uma inspeção para apurar denúncias de prática de tortura e maus-tratos

 


Membros de uma inspeção para apurar denúncias de prática de tortura e maus-tratos, revista vexatória em familiares, ameaças de morte, esquema de corrupção e extorsão, circulação de armas de fogo e facas entre os presos da Unidade Prisional de Itaquitinga, na Zona da Mata Norte, afirmam terem sido impedidos de acessar o local, na tarde da terça-feira (14). A nota de repúdio do Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (GAJOP) alega que os representantes que compõem o Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura (CEPCT) e o Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH), foram barrados por ordem do atual secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos (SEJDH), Eduardo Figueiredo. 

Em nota, a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), vinculada à SEJDH, informou que dois membros do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura já haviam realizado a inspeção no Presídio para elaboração do relatório e apresentação ao Comitê e que “a preservação da segurança também foi levada em consideração”. Para a equipe de apuração das denúncias, as justificativas apresentadas pelas autoridades não possuem respaldo. 

De acordo com membros do GAJOP, no dia 7 de dezembro, em Reunião Ordinária do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura, houve a decisão de realizar a visita na unidade prisional para averiguar as denúncias que foram recebidas pelo Gabinete na semana anterior. Para a equipe de apuração das denúncias, as justificativas pelo impedimento apresentadas pelas autoridades não possuem respaldo. 


Diário de Pernambuco 

Foto: Divulgação

Comentários

Mais Vistas do Blog

Criança de 9 anos é atingida na cabeça por bala perdida e alvo dos criminosos fica ferido em Goiana

Efraim votou por aumento de cadeiras na Câmara Federal

Ferreira Costa abre vagas de emprego no centro de distribuição de Alhandra, na Região Metropolitana de João Pessoa

Projeto de Reforma do Abrigo São José: Investimento de R$ 7 Milhões e Comunidade se Une em Apoio

PROJETO CAPACITA CAAPORÃ!!!

Polícia Civil da Paraíba já apreendeu três armas com poder de fogo de derrubar até avião