RADAR POLÍTICO 365


Polícia Federal deflagra operação para investigar cartel em licitações para coleta e destinação de resíduos na Paraíba e outros estados

 

Mercados de coleta e destinação de resíduos na Paraíba foram afetados a partir da ação do cartel, aponta a investigação.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Polícia Federal deflagraram na manhã desta segunda-feira (13) a Operação Mercado Pacificado, que tem o objetivo é desarticular e apurar cartel e outros crimes praticados em licitações públicas e privadas por empresas que atuam no mercado de coleta, transporte, tratamento e destinação de resíduos, em sua maioria, hospitalares.

Na Paraíba, o município de Sousa, no Sertão do estado, foi um das 15 cidades no Brasil onde houve cumprimento de mandados de busca e apreensão. Até o momento não há informações sobre a quantidade total de mandados cumpridos na Paraíba.

A Polícia Federal também realizou operações no Distrito Federal, e em São Paulo (SP), Embu das Artes (SP), Suzano (SP), Itabuna (BA), Salvador (BA), Imperatriz (MA), São Luís (MA), Recife (PE), Duque de Caxias (RJ), Caxias do Sul (RS) e Cachoeirinha (RS).

A investigação, que tem apoio do Ministério Público Federal (MPF), teve início a partir de acordo de leniência celebrado com o Cade em 2019. Os signatários apresentaram ao órgão antitruste evidências de condutas anticompetitivas que teriam sido praticadas com o intuito de favorecer licitantes e frustrar o caráter competitivo dos certames. 

Entre elas acordos entre concorrentes para fixação de preços, condições e vantagens em licitações públicas e privadas, divisão de mercado e de clientes, supressão de propostas e apresentação de propostas de cobertura, além de troca de informações comerciais e concorrencialmente sensíveis.

De acordo com as investigações, as empresas participantes do cartel dividiam clientes e processos licitatórios entre si com a intenção de manter o mercado “pacificado”, evitando “guerras de preços” (o que originou o nome da operação).

Segundo análise realizada pelo Cade, foram afetados por essas atividades anticompetitiva, ao menos, os mercados de coleta e destinação de resíduos do Distrito Federal e dos estados da Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Há ainda indícios de que os estados do Rio Grande do Norte e de Santa Catarina também foram alvo das práticas anticompetitivas.

Os investigados poderão responder por infrações contra a ordem econômica previstas na Lei de Defesa da Concorrência, crimes contra a ordem tributária, associação criminosa e outros delitos que eventualmente forem constatados no curso da investigação.

Click PB

Comentários

Mais Vistas do Blog

Homem em regime semiaberto é assassinado a tiros em Alhandra

GUARDA MUNICIPAL PRENDEU MARGINAL QUE MATOU JOVEM PARA ROUBAR NA PRAÇA DO ROSÁRIO NA REGIÃO CENTRAL DE CARUARU.

MÉDICO WELLINGTON MARTINS FOI PRESO DENTRO DE AGÊNCIA BANCÁRIA NO CENTRO DE CARUARU.

Esquema de agiotagem é desarticuldado pela Polícia Militar no Sertão do Estado

ATLETA DE GOIANA SE DESTACA NO SUL-AMERICANO DE JIU-JITSU DA IBJJF EM BARUERI

PREFEITURA DE GOIANA APRESENTA IDENTIDADE VISUAL DO GOIANATAL 2025