GOIANA-PE: BANDA MUSICAL CURICA CONTEMPLADA COM KIT DE INSTRUMENTOS DA FUNARTE.

Foto: Divulgação


A Fundação Nacional de Artes – Funarte divulgou, no dia 25 de novembro de 2020, o resultado final do Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música – 2020. Do total de 600 projetos inscritos, 378 foram contemplados, após os recursos. A Comissão de Seleção decidiu contemplar a maioria dos projetos, como forma de estímulo, mesmo aqueles que obtiveram pontuação abaixo da média. Os projetos foram analisados considerando os parâmetros e especificidades particulares de cada estado brasileiro.

Entre os 378 projetos aprovado se encontra a Sociedade Musical Curica do Município de Goiana-PE, comtemplada com 05 (cinco) instrumentos.

A Banda Curica foi a Primeira Banda Filarmônica Beneficiada pela Lei Estadual n° 12.196, de 02 de maio de 2002. Se assim, numa primeira leitura, não dá para identificar o quê, de fato, a lei estabelece, a nomenclatura Lei do Registro do Patrimônio Vivo (RPV).

 Em 2015, a Banda Musical Curica foi reconhecida pelo Ministério da Cultura através da Comenda da Ordem do Mérito Cultural, reconhecimento dado pelo Minc e pela Presidência da República a pessoas e/ou instituições que prestam relevantes serviços a sociedade e a cultura brasileira. Sendo a primeira banda filarmônica nordestina a receber tal honraria.




Comentários