RADAR POLÍTICO 365


Acessibilidade na arte é tema de curso em Goiana e Palmares

Formação gratuita é voltada a profissionais que já trabalham ou tem interesse por artes visuais. Curso promovido pela Arkhé já teve turmas em Recife, Caruaru, Nazaré da Mata, Triunfo, Garanhuns e Arcoverde. Inscrições vão até 22 de fevereiro

Imagem: Divulgação

Os dados do Censo 2010 mostram que quase 46 milhões de brasileiros, ou seja, cerca de 24% da população possui algum tipo de deficiência. Ainda assim, esse número gigantesco geralmente não é levado em consideração em muitas áreas, desde o planejamento urbano até a cultura. Nesse último campo, esforços têm sido realizados para que os produtores culturais idealizem os seus projetos de maneira que eles sejam acessíveis a todos. Uma dessas iniciativas é o curso Exposições Acessíveis para Pessoas com Deficiência, que já teve turmas em cidades como Recife, Caruaru, Nazaré da Mata, Triunfo, Arcoverde e Garanhuns, e agora chega a Goiana, na Zona da Mata Norte, e Palmares, na Zona da Mata Sul.

Idealizado pela produtora cultural Arkhé, com o apoio do Funcultura (Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura), o curso gratuito está com inscrições abertas até 22 de fevereiro. As inscrições podem ser feitas pelo site arkhecultural.com.br. Em Goiana, as aulas vão acontecer nos dias 01, 08, 15, 22 e 29 de março, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Sesc Ler Goiana. Em Palmares, a formação está prevista para os dias 15, 22 e 29 de março, e 05 e 12 de abril, também das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Escola de Referência em Ensino Médio Pedro Afonso. As duas turmas serão presenciais, cumprindo todos os protocolos de segurança indicados pelos órgãos responsáveis.

O público-alvo do curso é formado por profissionais que trabalham com artes visuais ou têm interesse no tema, como curadores, gestores de instituições culturais, museólogos, arquitetos, produtores culturais, arte-educadores, técnicos das áreas de expografia, além de estudantes de campos afins.

Três formadores serão responsáveis por conduzir o curso: Fernanda Araújo, psicóloga, Doutora em Educação pela UFPE, com pesquisas na área de Educação Inclusiva; Artur Mendonça, especialista em acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência; e Everson Melquíades, pedagogo, Doutor em Educação e professor da UFPE.

Responsáveis por conduzir o curso: Artur Mendonça, Fernanda Araújo e Everson Melquíades

Com o curso, a intenção é que o acesso das pessoas com deficiência à cultura, aos museus pernambucanos e às suas coleções seja promovido e facilitado. Durante as 40 horas de formação, serão abordados conteúdos que vão desde a legislação de referência na área, os processos de inclusão social nos museus e instituições culturais, os diversos tipos de acessibilidade, os dispositivos utilizados, como aplicativos, legendas, maquetes táteis, até a mediação sociocultural das pessoas com deficiência.

De acordo com o professor Artur Mendonça, uma das desculpas comumente utilizadas pelos produtores culturais para que seus projetos não sejam acessíveis é o custo financeiro. Um dos objetivos do curso é desmistificar essa barreira: “A tecnologia facilitou bastante a vida das pessoas com deficiência, hoje temos muitos recursos disponíveis, mas é preciso que o produtor cultural esteja disposto a pensar nisso desde a concepção do projeto da exposição. O preço da exclusão é muito maior”, defende.

Desde a primeira edição, 90 profissionais que já atuam ou que deverão trabalhar em museus, principalmente arte-educadores, educadores, arquitetos, museólogos, conservadores e restauradores, além de professores e estudantes de áreas afins, concluíram essa formação.

Outras informações e inscrições estão disponíveis no site www.arkhecultural.com.br.

Serviço:

Curso Exposições Acessíveis para Pessoas com Deficiência – Goiana e Palmares

Inscrições: Até 22 de fevereiro pelo site www.arkhecultural.com.br

Quanto: Gratuito

Carga-horária: 40 horas

Programação de aulas:

Goiana – 01, 08, 15, 22 e 29 de março, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Sesc Ler Goiana (Rua do Arame, s/n, Centro)

Palmares – 15, 22 e 29 de março e 05 e 12 de abril, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na EREM Pedro Afonso (Avenida Abel Braga, s/n, São José)

Informações para imprensa:

Edna Nunes – (81) 9 8739-2500 / 9 9535-7775 / nunes.edna@uol.com.br

Pollyanna Diniz – (81) 9 9726-8680 / (11) 9 4917-4724 / pollydiniz01@gmail.com

Comentários

Mais Vistas do Blog

Caaporã: Veja quem são as vitimas e estado de saúde do acidente

Em novo áudio vazado, prefeito de Caaporã Chico Nazário dispara ataques contra vereadores e usa termo homofóbico

Polícia prende suspeito de aplicar golpe da falsa taxa de entrega em João Pessoa

Ministério Público abre inquérito para investigar prefeito de Caaporã por suposto esquema de corrupção e favorecimento em contrato milionário de lixo

Outubro Rosa: Laureano lança campanha contra o câncer de mama e divulga mutirão de mamografia gratuitas

Relatório da PF confirma que não houve provas contra deputados; Branco Mendes desabafa: “Não tem dor maior do que pagar uma conta que não deve”