Prefeitura de Caaporã implanta “teste do coraçãozinho” importante exame que pode salvar a vida de recém-nascidos

 

Com a política de ofertar sempre o bem estar e a saúde dos munícipes, a Secretaria de Saúde de Caaporã, passa a oferecer aos recém-nascidos um importante exame conhecido como TESTE DO CORAÇÃOZINHO, essencial para a detecção precoce das cardiopatias congênitas.

Não há dúvidas que a gestão do prefeito Kiko Monteiro foi a que mais investiu em saúde. Os investimentos são contínuos e ampliados.

Portanto, além dos tradicionais testes do pezinho, olhinho e orelhinha, os bebês que nascem em Caaporã passam a realizar o teste o “teste do coraçãozinho”.

O exame é uma iniciativa inédita na rede municipal de Saúde caaporense e visa detectar doenças ou alterações congênitas que podem prejudicar o desenvolvimento dos recém-nascidos, e que terão melhor prognósticos caso sejam descobertas precocemente.

“O teste não detecta todas as doenças cardíacas, mas o exame é muito importante para indicar problemas no coração do bebê nas primeiras horas de vida e minimizar os riscos de problemas congênitos”, explicou a secretária de Saúde, Amanda Pereira.

Feito por meio da aferição da oximetria de pulso, utilizado para medir os níveis de oxigênio no sangue, o teste deve ser realizado em recém-nascidos entre 24 e 48 horas de vida, antes da alta hospitalar.

Sendo detectado algum tipo de alteração, o bebê é encaminhado para consulta com cardiologistas.

Comentários