OMS teme segunda onda de contágio do novo coronavírus; infectologista explica

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está preocupada com a possibilidade de segunda onda do novo coronavírus depois do aumento de casos na Europa, onde 11 países voltaram a registrar índices preocupantes. A segunda onda da covid-19 pode ser causada pelas pessoas que ainda não desenvolveram anticorpos contra a doença. Em entrevista ao Por Dentro com Cardinot, nesta sexta-feira (26), o infectologista, Filipe Prohaska, explicou a situação. 
‘’A segunda onda da doença não é nada mais nada mesmo do que a infecção do vírus naquelas pessoas que não tiveram contato com ele (novo coronavírus), ou seja, elas ainda não desenvolveram anticorpos para enfrentar a doença viral. Então, todos esses que obedeceram os critérios de isolamento são susceptíveis a ter o contato com o vírus agora e desenvolver a doença’’, afirmou.  

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Comentários