Pular para o conteúdo principal

Pretinha do Congo: Conheça a manifestação cultural que existe somente em Goiana


Agremiação de Carne de Vaca é beneficiada por projeto de resgate e formalização para possibilitar acesso a editais públicos e a participação no carnaval do estado.

Pretinha do Congo é uma manifestação cultural que nasceu na Paraíba e foi “cedida” a Pernambuco em 1930, passando a ser um movimento peculiar e exclusivo de Goiana, no Grande Recife. Nessa cidade, estão os dois grupos existentes: Pretinhas do Congo do Baldo do Rio, criado em 1935, e a Nação Africana Pretinha do Congo, da praia de Carne de Vaca, no distrito de Tejucupapo, que completa 90 anos em 2020.

Historicamente, os dois grupos existentes têm a mesma origem, no início do século 20, mas o fundador é desconhecido. Em sua origem, era formado por meninas negras com menos de 18 anos, o que explica o diminutivo do nome, e sua criação é uma manifestação pela própria existência, pela necessidade de mostrar que, em uma terra de população maciçamente indígena, também existiam negros.

Agremiação muito localizada e praticamente desconhecida do carnaval pernambucano, a Nação passa, a partir deste ano, por um projeto de resgate (da sua história, coreografias, música e figurinos) e formalização, para facilitar a sua entrada no circuito da festa. Não se trata apenas de acesso a recursos, mas também de um passo para entrar no imaginário popular.
História da Pretinha do Congo

Para entender o que é a Pretinha do Congo, é preciso voltar até meados de 1930, quando o estivador Antônio Manoel dos Santos, conhecido como Pirrixiu, recebeu a “cessão” do brinquedo. Conta-se que o fundador não queria mais continuar e repassou o grupo.

O brinquedo passou para a filha de Pirrixiu, Maria do Carmo Monteiro. Dona Carminha assumiu o grupo aos 10 anos de idade e o manteve em atividade a todo custo. Porém, quando ela faleceu, em 2014, muito da história e da música das Pretinhas se foi com ela.

Desde então, Iracema e Rafaela, filha e neta de Dona Carminha, mantêm a Nação em atividade com o que aprenderam na oralidade e na vivência. Por muito tempo, a brincadeira ficou restrita às ruas de Carne de Vaca porque grupos informais não podem receber recursos públicos ou entrar em apresentações oficiais.

Segundo o produtor cultural Osmar Barbalho, Dona Carminha era católica e sua Pretinha não tinha vínculos com religiões de raízes africanas ou indígenas, praticamente uma regra entre outros grupos culturais de Pernambuco ligados ao candomblé ou à jurema, por exemplo. Os cantos ainda presentes nas apresentações entoam santos, não orixás ou entidades, mas é visível a influência direta da negritude.
Basicamente, a formação, a partir da frente, são duas filas de meninas. Ao centro, dois vassalos, que abrem espaço para um casal de rei e rainha. Por fim, o porta-estandarte, que traz a figura das pretinhas e o ano de fundação do grupo, lembrando a formação do maracatu de baque virado.

A Pretinha de Carne de Vaca sai com 35 integrantes e é uma agremiação, como se diz no linguajar popular, “que nunca dormiu”: desfilou em todos os carnavais desde a sua fundação, não importa em que condições.

A Nação era a vida de Dona Carminha, que, já doente, insistia para que as descendentes não deixassem o grupo acabar. “Ao mesmo tempo, ela não acreditava que a gente fosse conseguir, dizia que era muito difícil”, disse a neta, Rafaela.

No dia de sua morte, no hospital, Dona Carminha mandou a filha Iracema ir colocar as Pretinhas na rua. “Fui, organizei tudo, e meu filho ligou avisando que ela tinha falecido”, contou Iracema, emocionada.

Para os brincantes, a Pretinha é a única forma de diversão. Joseane Chaves, de 18 anos, estreia como rainha da Pretinha em 2020 e sai no grupo há quatro anos. "Fico feliz em participar", afirmou.
Formalização requer recursos

De acordo com Osmar Barbalho, a burocracia da formalização exige custos que nem sempre as agremiações podem bancar. A reforma do estatuto e eleições de diretoria a cada dois anos são providências que têm custos que chegam a R$ 1 mil.

“Sem isso, não se acessa políticas públicas”, declarou o produtor cultural que operacionaliza o projeto, financiado por iniciativa privada. É preciso, ainda, emitir nota fiscal e recolher Imposto Sobre Serviços (ISS), um tributo que, em Goiana, tem alíquota de 2%; no Recife, é de 5%.

“A cultura popular é patrimônio de família. Muitas vezes, as sedes são nas casas dos fundadores”, disse Osmar. Muitas vezes, essa informalidade é um obstáculo, uma vez que é preciso estar apto em termos fiscais e jurídicos para poder participar do carnaval, cuja seleção é via edital.

O trabalho com a Pretinha do Congo de Carne de Vaca dá continuidade a um projeto anterior, iniciado em 2018, que renovou estandartes de 15 agremiações de Goiana, Itambé e Itaquitinga, e que vai beneficiar outros 14 grupos este ano.

“Ano passado, tivemos nosso novo estandarte, uma coisa que a gente não poderia ter feito sozinhas. Ainda este ano, com esse projeto, quero estar com figurinos novos e que a gente cresça”, disse Rafaela.

Comentários

BLOG NO YOUTUBE

Visualizações

Arquivo

Mostrar mais

Mais Notícias

Homicídio é registrado no distrito de Upatininga-Aliança

  Na tarde deste domingo(07), um homicídio foi  registrado no distrito de Upatininga. A vítima era conhecida como "Goiabinha", o mesmo foi atingido por vários disparos de arma de fogo, vindo a óbito no local. A motivação e a autoria é desconhecida. Fonte: Radar Aliança PE

Homem sofre tentativa de homicídio, no Sem Terra, em Goiana

  Polícia Militar registrou, na noite de nesta quinta-feira (04), uma tentativa de homicídio, na comunidade do Sem Terra, ás margens da rodovia PE-049, em Goiana.  Geraldo Henrique Ferreira Junior, 36 anos, foi alvejado por disparos de arma de fogo, efetuados por dois homens, que fugiram em seguida usando uma motocicleta.  Henrique foi socorrido para o Hospital Belarmino Correia, onde recebeu os primeiros socorros, e em seguida foi transferido para o Hospital da Restauração, no Recife.  Em nota, a Polícia Civil informou que um inquérito foi instaurado, pela 44ª DP, para investigar o caso. Fonte: Giro Mata Norte

Jovem é encontrado morto em estrada de terra, na Paraíba

  Um jovem foi encontrado morto em uma estrada de barro, na manhã desse domingo (7), na Zona Rural de Itabaiana, no Agreste da Paraíba. O corpo foi encontrado peroradores da região que relataram que a vítima, que era conhecida popularmente como "Capitão", seria filho de um motorista de aplicativo. O Notícia Paraíba tentou contato com a Polícia Civil da região, mas ainda não teve retorno sobre a identificação do jovem. O corpo foi encaminhado para perícia e, até então, ninguém foi preso. 

Prefeito de Goiana apresenta projetos relevantes em reunião na Câmara Municipal

Esta quarta-feira (03/08) começou com muito trabalho e uma produtiva reunião, realizada na Câmara Municipal, com o prefeito Eduardo Honório, a secretária de Obras, Isabella Soares, o secretário de Esportes, Gilberto Miranda, e os vereadores Ibson Gouveia, Alexandre Carvalho, Carlos Viégas Júnior, Edson da Farmácia, Ramon Aranha  e Bruno Salsa. Na oportunidade, foram apresentados dois importantes projetos para o desenvolvimento de Goiana. O primeiro é um projeto de intervenção viária na BR - 101 para a construção de uma nova entrada da cidade. E o segundo é um projeto para a construção de um complexo esportivo e de eventos, que compreende as construções de um estádio de futebol, um ginásio poliesportivo e um pátio de eventos. Trabalhamos muito para construir uma relação harmônica e respeitosa entre os Poderes Legislativo e Executivo.  E, hoje o município está colhendo os frutos desse trabalho.  Texto: Vereador Eduardo Batista 

Goiana: Atendendo TAC do Ministério Público, Câmara reabre inscrições do concurso, modifica calendário do certame e define requisitos mínimos para cargo de técnico em arquivo

  A Câmara Municipal de Goiana e o IAUPE - Concursos, comunicam aos participantes do concurso público que, em decorrência do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) nº 002/2022, formulada perante o Ministério Público do Estado de Pernambuco - MPPE, será reprogramada a aplicação das provas objetivas de conhecimentos.  No referido TAC, formulado pela promotora Patrícia Ramalho, a Câmara Municipal também compromete-se a alterar os requisitos para preenchimento das vagas de Técnico de Arquivo, trazendo também como requisitos, além do Ensino Médio Completo, os seguintes: a) treinamento específico em técnicas de arquivo em curso ministrado por entidades credenciadas pelo Conselho Federal de Mão-de-Obra, do Ministério do Trabalho, com carga horária mínima de 1.110 hs. nas disciplinas específicas (art. 1º, inciso V); b) registro na Delegacia Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho (art. 4º); Em breve serão divulgados um novo Edital e um novo Calendário de Atividades, visando recepcionar a

Secretaria de Educação, Entrega Certificados de Reconhecimento do Projeto Recreando aos Gestores da Rede Municipal de Ensino em Goiana

  Na manhã desta quarta feira(3) gestores, professores de educação física e nutricionistas da Rede Municipal de Ensino, receberam os Certificados de Reconhecimento, do projeto recreando que aconteceu nas escolas do município.  O projeto foi criado para incentivar os alunos da rede a prática de educação física.  A ação contou com nutricionistas da rede que colheram idade, altura e peso dos alunos.  O projeto recreando, em breve terá caravanas diversas em todas as escolas da rede do município. Pernambuco 24hs

Goiana: Um sonho se tornado realidade assinado a ordem de serviço do Loteamento Expedicionário Henrique Fenelon e mais dois Loteamentos

 | ✍️ Foi assinada nesta quarta-feira(03) a ordem de serviço para pavimentação e drenagem dos Loteamentos Guedes, Expedicionário Henrique Fenelon e Subestação.  As obras têm como objetivo assegurar mais qualidade de vida para os moradores, melhorar o trânsito e evitar alagamentos nessas localidades.  Mais um compromisso da prefeitura com a população de Goiana. ✅️ Secom

Homem é executado com tiros na cabeça na imediações de feira pública

  Um homem foi assassinado com tiros de aram de fogo na cabeça, na madrugada deste sábado (30), nas imediações da feira de frutas, da Cidade de Taperoá, no Cariri paraibano. Conforme apurou o Notícia Paraíba, o caso aconteceu por volta das 1h, quando a vítima, popularmente conhecida como "Pezinho" foi executada. Segundo a Polícia Militar, a suspeita inicial é de o homicídio tenha se tratado de uma vingança, tendo em vista que a vítima tinha passagem criminal por um assassinato com características semelhantes ao seu. A autoria e motivação do crime seguem sendo investigadas pela Polícia Civil.

Homem morre após passar mal e perder controle de moto enquanto voltava do trabalho

  Um home morreu após passar mal e perder o controle da moto que pilotava enquanto voltava do trabalho, na tarde dessa segunda-feira (8), no bairro Bodocongó, em Campina Grande. Conforme apurou o Notícia Paraíba, o acidente aconteceu na Avenida Portugal, às margens do açude do Bodocongó, quando o veículo qu a v´tima estava colidiu contra uma mureta.  A vítima, identificada Antônio Clovis, de 62 anos de idade, não resistiu ao ferimentos e morreu ainda no local. Seu Antônio havia saído pouco tempo antes do supermercado onde trabalhava como açougueiro. O corpo foi recolhida para perícia no Instituto de Polícia Científica (IPC). As causas da morte estão sendo investigadas.

Jovem fica gravemente feridos em colisão frontal entre carro e moto em Caaporã

  Um jovem ficou gravemente ferido em uma colisão envolvendo um carro e uma moto, na tarde dessa sexta-feira (5), na PB 044 em Caaporã, cidade da Região do Litoral sul da Paraíba