JEEP, SESI-PE E COMAU LANÇAM PARCERIA EM PROJETO DE ROBÓTICA


O e.Do Learning Center foi implantado no SESI Goiana e vai proporcionar aulas num ambiente inovador

A FCA, através do Polo Automotivo Jeep e da Comau, firmou com o SESI-PE uma parceria para um novo programa de educação. O e.Do Learning Center traz para a sala de aula um ambiente de aprendizado inovador no qual os estudantes do ensino fundamental utilizam o robô e.Do para aprimorar matérias curriculares, como física e matemática. 

“Investir em educação tem sido um pilar importante da FCA nos municípios em torno do Polo Automotivo Jeep. Acreditamos que essa é a principal ferramenta para transformar realidades”, destaca Fernando Elias, Coordenador de Sustentabilidade e Relacionamento com a Comunidade da FCA. "A prosperidade de uma comunidade está intimamente relacionada ao grau de formação e educação de seus habitantes. Por isso, a relevância de contribuir com o fortalecimento da qualidade da educação nessas cidades", finaliza Fernando Elias.

O programa, em sua fase piloto, vai acontecer durante seis meses na escola SESI Goiana, que também poderá receber alunos da rede de ensino municipal. A expectativa é que cerca de 780 alunos da Rede de Educação do SESI-PE do Ensino Fundamental II, do Ensino Médio e da Educação Básica Articulada com Educação Profissional – EBEP - sejam contemplados.  Para a superintendente do SESI-PE, Cláudia Cartaxo, a iniciativa inovadora auxiliará no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para o desempenho acadêmico dos jovens. “O SESI-PE está sempre em busca de trazer inovação à sala de aula e esse projeto estimulará nossos jovens a terem contato com novos recursos tecnológicos, percebendo que a robótica vai além da construção de um robô e proporciona o desenvolvimento de trabalho em equipe, raciocínio lógico e resolução de problemas”, comentou.
Já o presidente do Sistema FIEPE, Ricardo Essinger, acredita que os robôs serão um meio interativo de ensinar as crianças e futuros profissionais do setor produtivo sobre matemática, tecnologia e engenharia, além de estimulá-los a seguir carreira nessas áreas. “Vivemos na era da tecnologia e é de suma importância que nossos estudantes utilizem ferramentas inovadoras no ambiente escolar. Esse projeto promoverá a difusão de diversos conhecimentos e acreditamos que irá fomentar o interesse deles pelas áreas de ciências e exatas”, disse.

Com a plataforma educacional projetada pela Comau, os professores usam o robô e.Do para promover uma abordagem de aprendizado fora do convencional. Trata-se de um kit robótico modular, compacto, leve, de plataforma aberta, projetado com um conceito interativo para qualquer pessoa que deseja explorar e expandir seu universo de robótica.

O robô e.DO™ foi desenvolvido pela Comau especialmente para a robótica educacional, com o objetivo de estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos durante o aprendizado de matérias STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), adquirindo de maneira simples e divertida as competências necessárias para utilizar ou programar um robô. “A inovação tecnológica abre caminho para novos métodos de ensino e de aprendizagem”, explica Donatella Pinto, Diretora Global de Recursos Humanos na Comau. “e.DO é um ótimo exemplo, ele foi a base de desenvolvimento para o e.DO Experience, um programa de formação que permite com que jovens, professores e profissionais, experimentem a eficácia e utilidade de métodos de aprendizado inovadores, capazes de despertar a curiosidade, envolver e inspirar. Com este projeto a Comau, mais uma vez, demonstra acreditar no potencial das novas gerações e em sua capacidade de orientar a transformação digital que já está acontecendo”

Jonas Brito Feliciano é professor de Ciências Exatas e Robótica do SESI-PE e participou da capacitação de professores, que durou quatro dias. “Foi um momento de muito aprendizado e de atualização de conhecimentos”, conta. Para os jovens, Jonas acredita que será importante conhecer a aplicação da robótica. “É uma forma de os estudantes conhecerem as potencialidades dessa tecnologia e se prepararem para o mercado de trabalho”, completa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Engenheira pernambucana vai comandar fábrica da Jeep em Goiana (PE)

Vereador Sargento Torres faz requerimento para que seja suspenso por 120 dias o desconto em folha dos empréstimos consignados dos Ativos e inativos da Prefeitura de Goiana