Goiana pode voltar a ser da Zona da Mata

Nenhuma descrição de foto disponível.

Membro da Região Metropolitana do Recife (RMR) desde janeiro de 2018, o município de Goiana poderá retornar à Zona da Mata, caso um projeto de lei, publicado no Diário Oficial dessa terça-feira (19), de autoria do deputado estadual Isaltino Nascimento (PSB), líder do Governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), seja aprovado.

De acordo com o socialista, o objetivo é estabelecer um prazo de três anos para que a mudança seja decidida. "O projeto visa a volta de Goiana para a condição de ser da Mata Norte, estabelecendo plebiscito de até 36 meses para analisar e avaliar e a população votar. Na eleição do próximo ano, vai ser difícil, mas na de 2022 pode ser que o TRE inclua um item, para a população se posicionar (caso haja aprovação de um projeto de lei para o referendo). Se a população votar para manter Goiana, o projeto se torna sem efeito", explica.


Isaltino argumenta que a participação na RMR "que parece positiva, traz prejuízo", já que os municípios do Grande Recife tem 75% de incentivo fiscal do Prodepe, enquanto na Zona da Mata o percentual é de 85%. "Quanto maior a distância dessa questão da área Região Metropolitana, maior vai ser a possibilidade de instalar novos empreendimentos. As pessoas querem ter a possibilidade de emprego e arrecadação", disse o deputado, frisando que sua posição é baseada "em boa parte dos vereadores e no comércio da cidade", visando "melhorar a qualidade de vida da população".

O PL pede também que a inclusão futura de qualquer município na RMR fique condicionada à aprovação em plebiscito com a participação da população da localidade afetada. "Fazer uma consulta às pessoas, (Goiana) foi uma decisão tomada por parte dos deputados, sem ouvir a população. A ideia é que qualquer tipo de inclusão, possa ouvir a população", justificou.

A Alepe aprovou, em dezembro de 2017, a entrada do município na RMR. Na ocasião, além de Isaltino, outros três deputados votaram contra. Com o resultado, Goiana tornou-se o 15º membro da RMR. o prefeito em exercício do município, Eduardo Honório Carneiro (MDB) disse que não foi informado sobre o PL e que ele não seria benéfico.


Comentários

Mais Vistas do Blog

Em Caaporã: Acidente entre ônibus da Jeep-Goiana e animal na PB 044

Efraim votou por aumento de cadeiras na Câmara Federal

Polícia Civil da Paraíba já apreendeu três armas com poder de fogo de derrubar até avião

Branco Mendes acompanha retomada das obras da PB-366, que liga Coremas a Aguiar, reforçando compromisso com o Sertão

EDUARDO BATISTA ENCERROU A GESTÃO INTERINA COM LEGADO CONSOLIDADO E FORÇA POLÍTICA RENOVADA

PROJETO CAPACITA CAAPORÃ!!!