Programa de Biodiversidade Jeep: "É como se eu estivesse plantando uma nova vida"

Aluna de 11 anos planta a centésima milésima muda do Programa de Biodiversidade Jeep, que tem objetivo de restaurar a Mata Atlântica na região da fábrica

"É como se eu estivesse plantando uma nova vida". Foi com essas palavras que Willyane Bastos, de 11 anos, aluna da Escola Municipal Diogo Dias, em Goiana (PE, Brasil), expressou como se sentiu ao plantar a muda de nº 100 mil no viveiro do Polo Automotivo Jeep, durante o Circuito de Sustentabilidade, realizado no dia 27 de agosto. Willyane plantou uma árvore da espécie Camaçari, que tem fins medicinais e pode chegar a 20 metros de altura. O marco de 100 mil mudas é uma conquista para a natureza e para a Jeep, sobretudo porque o viveiro que integra o Programa de Biodiversidade foi o primeiro projeto a nascer na fábrica, em 2014, com o objetivo de restaurar e preservar o bioma original da região: a Mata Atlântica.

Para o gerente da fábrica, Pierluigi Astorino, a comemoração do plantio das 100 mil mudas reflete a conexão da Jeep com a natureza e com a realidade do local onde a fábrica foi construída. "Chegamos aqui e encontramos apenas um canavial, mas, após pesquisas históricas, começamos a entender que, anteriormente, havia uma mata nativa. Então nos perguntamos: 'qual a melhor forma de devolver à comunidade toda a flora que existia antes?'. Assim, nasceu a ideia do viveiro e, hoje, atingimos um marco importante", afirmou, complementando que, ao todo, os corredores ecológicos acomodam 295 espécies diferentes, das quais 27 estão em ameaça de extinção.

Embora o resultado seja digno de comemoração, a responsável pelo Programa de Biodiversidade, Danúbia Lima, afirma que essa conquista é apenas o começo. Isso porque o projeto prevê o plantio de 208 mil mudas e a formação de 304 hectares de área verde até o ano de 2024. "Foi um marco muito importante para o programa, pois estamos, a cada dia, resgatando e enriquecendo a nossa biodiversidade. Enxergamos o resgate da fauna e da flora e que dentro de uma fábrica de carros também conseguimos fabricar mudas", diz Danúbia.

Ela conta ainda que, além de devolver à natureza a flora e, aos poucos, a fauna antes existentes no local, o Programa de Biodiversidade Jeep também conta com o Programa de Educação Ambiental. "Semanalmente, recebemos alunos de escolas da região que conhecem o viveiro e as iniciativas de sustentabilidade da fábrica. Quando eles voltam para a escola, eles desenvolvem trabalhos de educação ambiental junto aos professores", explica Danúbia. Na prática, o Programa possibilita que, assim como Willyane, outras crianças também tenham a oportunidade de fazer o plantio de mudas e de aprender mais sobre preservação.

Para a professora de Willyane, Maria da Silva, 50, a iniciativa da Jeep em dar oportunidade para que crianças e jovens da região se conscientizem sobre a importância da biodiversidade e da preservação é fundamental. "É necessário que eles aprendam a conservar a natureza hoje, enquanto ainda são jovens, porque lá na frente são eles que vão usufruir do que ela oferece", justifica. A vivência e o contato direto que os alunos dela têm durante as ações, ela conta, rendem comentários muito positivos durante as aulas. E não só isso. "Eles voltam dessas experiências com vontade de fazer projetos voltados pela sustentabilidade. Voltam querendo se aproximar mais da natureza", observa.

Além de ter plantado a muda de nº 100 mil, Willyane também pôde aprender sobre as boas práticas de gestão ambiental realizadas dentro do Polo Automotivo Jeep, que, agora, segundo ela, serão postas em prática em seu dia a dia. "Eu já ajudava em casa economizando água, não deixando o chuveiro aberto enquanto tomo banho. Mas, agora, vou começar a reciclar o lixo naquelas lixeiras coloridas e a plantar flores com a minha avó. Acho que, fazendo isso, vou conseguir ajudar a biodiversidade, não é?", disse a garota.

Gestão ambiental

Para a FCA, o desenvolvimento sustentável é um processo de gestão ambiental que envolve toda a empresa. Por isso, além do Programa de Biodiversidade, a Jeep também investe em outras ações de sustentabilidade dentro do Polo. É o caso da gestão hídrica, uma vez que a fábrica praticamente eliminou o uso da água potável para a produção de carros com a Estação de Tratamento de Efluentes – ETE. Nesse espaço, funciona um sistema que permite o reúso de nada menos que 99,5% da água. Ao todo, cerca de 28 mil metros cúbicos de água (o equivalente a oito piscinas olímpicas) deixam de ser captados da rede pública de abastecimento por mês, o que faz com que a Jeep use a mesma água desde 2015.

Outra iniciativa sustentável do Polo é a Ilha Ecológica. É nesse espaço de 3 mil metros quadrados que 100% das cerca de 14 mil toneladas de resíduos gerados por mês na produção dos carros são devidamente separadas e encaminhadas para reciclagem e reutilização. É lá também onde 82 profissionais trabalham envolvidos em torno do conceito dos 5Rs: Recusar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Reaproveitar, hierarquia que fez com que o Polo alcançasse, desde outubro de 2015, a meta de ser a primeira planta "Aterro Zero" do Nordeste brasileiro.

Também de forma pioneira, o Polo Automotivo Jeep foi a primeira fábrica no setor automotivo na América Latina a ter o certificado Carbono Neutro, conquistado em 2017. Com um complexo programa voltado para a sustentabilidade, o gerente da planta, Pierluigi Astorino, ressalta que as iniciativas vão além do cuidado com a natureza. "Todas essas iniciativas mostram o quanto nossa empresa quer cuidar do meio ambiente e da realidade da comunidade onde estamos inseridos. O que queremos é garantir um futuro mais sustentável para o mundo", afirma.

Comentários