Goiana recebe forum sobre suicídio


Aproveitando o período do Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a importância da prevenção ao suicídio, a XII Gerência Regional de Saúde (Geres) promovereu, nesta segunda-feira (30.09), o 2º Fórum de Violências - Suicídio, conceitos e desafios para as políticas públicas na contemporaneidade. O evento, com programação voltada para profissionais de diversos setores, acontecerá no Cineteatro Polytheama, no município de Goiana na região metropolitana do Recife, sede da XII Geres Zona da Mata Norte do Estado.
"Nós estamos percebendo o aumento das tentativas e óbitos por suicídio, um fenômeno complexo com múltiplos fatores. Por isso, aproveitamos este mês alusivo para chamar a atenção de toda a rede de proteção sobre a relevância do tema. Discutindo o assunto, podemos capacitar esses profissionais para identificar os casos e trabalhar para prevenir novas ocorrências", pontua a coordenadora da Atenção Básica da XII Geres, Gianne Rodrigues. Para abrir a programação, a partir das 9h20, o público assistirá às discussões da mesa 'O Sofrimento psíquico, sua relação com o sujeito na contemporaneidade', com as palestras 'O sujeito na visão acadêmica' e 'Suicídio e contemporaneidade'. Nas quatro mesas de discussão, haverá espaço para debates entre os palestrantes e público participante.  
Os profissionais do nível central da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) marcarão presença na segunda mesa de debates, 'Prevalências e desistências da vida em ato: por quê?'. A gerente de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde da SES, Sandra Souza, ministrará palestra sobre os dados epidemiológicos acerca do suicídio no estado de Pernambuco. Já o psiquiatra Gustavo Arribas, assessor técnico da Gerência de Atenção à Saúde Mental (Gasam) da SES, comandará a discussão 'Suicídio e suas especificidades: Como identificar e cuidar'. Encerrando a mesa, a psicóloga Maria Carmen Neves, também assessora técnica da Gasam, ministrará a palestra 'Saúde Mental e redes de cuidado'.
Já a terceira mesa, 'Travessias Violentas: a solidão de vidas marcadas', trará as palestras 'Violências na infância e juventude e sua relação com a comunidade escolar', com o psicólogo clínico e escolar Douglas Oliveira; e 'Reflexões sobre o envelhecimento e o suicídio', ministrada pela gerente da Política de Atenção à Saúde do Homem e do Idoso da SES-PE, Valéria Pastor.
Encerrando a programação, o 2º Fórum de Violências apresentação de experiência exitosa, com os desafios e estratégias para implementação de políticas públicas, com a assistente social Cecília Graziozy, coordenadora de Saúde Mental da VII Geres, com sede no município de Salgueiro, no Sertão pernambucano. A gestora discutirá com os participantes detalhes sobre a articulação intersetorial e gestão do cuidado da rede.
DADOS - No ano de 2018, a Secretaria Estadual de Saúde registrou 1.885 tentativas de suicídio em Pernambuco. Deste total, 108 casos foram em municípios da XII Geres. Já em relação a número de óbitos por suicídio, foram 441 registros no ano de 2017, como aponta levantamento mais recente. Desse montante, 19 ocorrências foram na XII Gerência Regional de Saúde.  
É importante destacar que a SES-PE vem atuando fortemente nos últimos anos para fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (Raps), em consonância com a Política Estadual. Já são mais de 120 leitos integrais em saúde mental implementados em diversas unidades de saúde. Vale destacar ainda que o Estado conta, atualmente, com 96 residências terapêuticas, onde moram cerca de 760 pessoas. Para se ter uma ideia, em 2014 eram 58 residências. Desse total, 2 residências estão localizadas na XII Geres. 
Outro ponto de qualificação da Raps são os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs). Atualmente, estão em funcionamento 137 Caps em todo o Estado, sendo 17 com funcionamento 24 horas e 13 com foco no acolhimento do público infantojuvenil. Na XII Geres, são 5 Caps. O usuário também pode procurar serviços municipais e estaduais que possuam ambulatório de psiquiatria

Comentários