Em julgamento, Lula é condenado por unanimidade

Relator e os dois revisores do processo aumentaram a pena do ex-presidente e confirmaram a sentença do juiz Sergio Moro. 

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante evento no Rio de Janeiro 16/01/2018 REUTERS/Ricardo Moraes (Ricardo Moraes/Reuters)

São Paulo — Os três juízes do processo contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF4votaram pela manutenção da condenação na tarde desta quarta-feira (24). 
Os  dois revisores do processo, Victor Laus e Leandro Paulsen, acompanharam o voto do relator da Lava Jato em segunda instância, João Pedro Gebran Neto. Os três magistrados recomendaram aumento da pena para 12 anos e 1 mês de reclusão, mais 280 dias de multa. 
Com os três votos, a sentença do juiz Sergio Moro contra Lula foi confirmada e ele pode sofrer consequências eleitorais e ser até desqualificado nas eleições de 2018.
A acusação da Promotoria é de que a OAS repassou um apartamento de 215 metros quadrados para o ex-presidente como contrapartidas em contratos na Petrobras. Oficialmente, o imóvel ainda pertence à empreiteira.
17h46 – Victor Laus acompanha votos do relator e revisor integralmente
O julgamento é concluído por unanimidade e rejeita recurso da defesa de Lula. 
17h45 – Decisão da corte “encerra carreira” de Lula, diz Washington Post
O jornal americano “The Washington Post” tuitou que a corte brasileira confirmou convicção de corrupção do ex-presidente Lula, “potencialmente encerrando a carreira do icônico líder latino-americano”.

17h36 – Para Victor Laus, Lula deveria ter tomado providências em vez de silenciar
O ex-presidente perdeu o rumo.”
Victor Laus, desembargador no TRF4

17h25 – Opinião pública online não está com Lula, diz consultoria
Dados disponibilizados pela consultoria de dados digitais Bites mostram que predominam reações negativas sobre o assunto. Foram analisadas publicações no Twitter e suas hashtags, divididas entre positivas, negativas e neutras.
O compartilhamento dos termos negativos, como #lulanacadeia ou #molusconacadeia, atingiu contagem de 156 mil compartilhamentos até as 15 horas (horário de Brasília).

17h16 – Há 30 minutos, Victor Laus foge do juridiquês
Último a votar no julgamento, Victor Laus é o que mais apoia absolvições dos três. Em seu voto, há 30 minutos, ele foge do juridiquês e dá mais enfoque às garantias constitucionais. Dos três, ele é o que está mais tempo no tribunal.
Desembargador Victor Laus no julgamento da Lava Jato no TRF4
(Sylvio Sirangelo/TRF4/Divulgação)

17h08 – Otimista, Bolsa sobe 3% e dólar cai para R$ 3,15
A certeza do mercado financeiro de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será condenado por unanimidade pelos magistrados fez com que o Ibovespa renovasse a máxima na manhã desta quarta-feira (24).
O principal índice da Bolsa renovou a máxima chegando a 83.316 mil pontos. Por volta das 17h, o Ibovespa registrava valorização de 3,3%.
Já o dólar sinalizava queda desde do início das negociações, a moeda chegou cair 2,45% na mínima e bater na casa dos 3,15 reais.

17h01 – “Provas ilegais não são admitidas”, diz Victor Laus
A turma nao julga pessoas, a turma julga fatos.”
Desembargador Victor Laus, no TRF4

16h45 – Victor Laus elogia o juiz Sergio Moro
“Moro é um magistrado corajoso, talentoso, brilhante”, disse o desembargador, ressaltando que a Operação Lava Jato “desafia o talento” de juízes.

16h41 – Desembargador Victor Laus começa a votar

16h36 – Leandro Paulsen vota pela condenação de Lula
O desembargador Leandro Paulsen acompanhou na íntegra o relator João Pedro Gebran Neto. O juiz também votou pela condenação de Lula e pelo aumento da pena para 12 anos 1 mês de prisão.
Já há dois votos, ou seja, maioria, pela manutenção da condenação de Lula. Falta agora apenas o voto do desembargador Victor Laus, que fala agora.

16h32 – Acampamentos de apoio a Lula em Porto Alegre já se dispersam
As principais lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) que estavam no acampamento montado em Porto Alegre já estão a caminho de São Paulo. Como a expectativa era de que o julgamento acabasse por volta das 15 horas, o movimento está se esvaziando. Os sindicalistas, no carro de som, reclamam da demora da decisão da 8ª turma do TRF-4.

16h12 – “Lula foi beneficiário direto da propina do triplex”, diz Leandro Paulsen 
O tom do desembargador indica segundo voto a favor da condenação de Lula.
Segundo Paulsen, o triplex só tornou evidente o fato de que o ex-presidente tinha pleno conhecimento sobre a propina.

16h10 – Voto de Paulsen completa mais de uma hora

Não se aceita nessa Corte condenações com base apenas em depoimentos de delatores.”
O desembargador Leandro Paulsen sobre as provas do caso

15h48 – Paulsen resume acusações por corrupção feitas pelo MPF
Neste momento, o presidente da 8ª Turma faz um resumo da acusação por corrupção contra o ex-presidente.
Ele afirmou que a ação trata não de pequenos desvios de conduta e fragilidades morais, mas sim de investigação, processamento e julgamento de ilícitos penais gravíssimos contra administração pública.


Comentários