Carta aberta aos moradores de Goiana esclarece os 10 pontos sobre o Paço Municipal Heroínas de Tejucupapo

Em carta aberta divulgada em redes sociais, internautas, músicos, produtores culturais, artistas assinam e esclarecem alguns pontos sobre a polêmica acerca do antigo prédio da prefeitura.

"1. Em 2014, o prédio sede do gabinete do prefeito já estava fechado por não comportar o espaço necessário, e pela má conservação;

2. O prédio não foi DOADO para o Governo do Estado, o prédio continua sendo do município de Goiana, e a sua entrega está (ou estava) prevista para a segunda semana de setembro de 2017. O prédio está sendo REFORMADO e READEQUADO pela PRODETUR-NE através do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID;

3. O plano que apresentou os novos usos para o prédio que estava fechado, e transformá-lo em Paço das Heroínas de Tejucupapo, foi apresentado, discutido e debatido com a população. Através de escutas e uma Audiência Pública em 21 de Maio de 2014. “Diante da presença de agentes culturais e turísticos, artistas goianenses e autoridades, realizou-se um debate sobre a viabilidade do projeto onde os participantes elencaram suas sugestões e críticas ao projeto que tem por objetivo a revitalização do sítio histórico da cidade, requalificando-o como atrativo turístico” ( para conferir algumas comunicações sobre, segue os links no fim do texto).

4. A reforma da antiga sede do gabinete do prefeito, foi realizada para que o prédio se transformasse no Paço das Heroínas de Tejucupapo, que terá como utilidade, funcionar como Centro de Atendimento aos Turistas; Memorial de Goiana; Espaço para exposições temporárias, Espaço para o Patrimônio Material e Imaterial de Goiana; Espaço de coworking (compartilhamento de espaço e recursos entre pessoas que trabalham não necessariamente na mesma área de atuação), Quiosques para comercialização de produtos criativos e Palco ao ar livre.

5. Junto com a reforma do Paço das Heroínas, que é o primeiro ponto de partida de uma proposta de ação de desenvolvimento turístico do estado de Pernambuco, que também prevê a revitalização da Praça do Carmo, da Igreja de Nossa Senhora dos Homens Pardos e da Praça Rio Branco (no baldo do rio), assim como a elaboração do estudo de uma via fluvial como uma alternativa de passeio.

6. Goiana está como uma das principais cidades estratégicas identificada em várias pesquisas e levantamentos técnicos sobre o potencial de desenvolvimento com o turismo e cultura. Porém o turismo no Litoral Norte ainda está em processo de desenvolvimento e estruturação. Por isso que Goiana embora reúna grande potencial em termos de atrativos, as ações que desenvolvam ofertas de produtos, equipamentos e serviços ainda estão em fase inicial. O projeto do Paço das Heroínas de Tejucupapo, junto com seus desdobramentos, é de extrema importância para a revitalização do Sítio histórico de Goiana.

7. Sendo o turismo um sistema aberto, o seu processo produtivo integra componentes dos sistemas naturais, culturais, sociais e econômicos, além das relações de mercado que envolvem oferta, demanda, distribuição e consumo. De modo a obter sustentabilidade de mercado, a oferta turística de qualquer localidade, considerando atrativos, equipamentos e serviços específicos e correlatos, necessita estar bem estruturada enquanto produto, associada à cultura local e possuir flexibilidade para adaptar-se às novas tendências.

8. O prefeito que se elegeu propagando uma visão de gestor moderno e eficiente, mostra que não passa de outro político retrógrado, autoritário, e incapaz de pensar estratégias para setores mais sutis, porém de extrema importância para o município. Pesquisas apontam que a ‘Carência de recursos para a conservação” e “Elevados custos de manutenção e conservação das edificações do núcleo histórico” são uns dos problemas fundamentais, e que por ironia do destino as pesquisas dizem que o principal problema sobre os gestores municipais é a Prevalência de decisões políticas de caráter pessoal sobre critérios técnicos.

9. A ação irresponsável do atual prefeito Osvaldo Rabelo Filho, de convocar seus cargos comissionados e redirecionar os estudantes das escola municipais para empunhar faixas simulando um falso apelo popular, mostra mais a sua incompreensão e inadequação como gestor público para pensar estratégias viáveis para uma política de desenvolvimento do turismo e da cultura de Goiana. Já que não se capta banalmente R$ 2, 3 milhões pra reformar um prédio e pensa-lo para uso proativo de atrativo de desenvolvimento local. Além de que o seu comportamento autoritário e arrogante coloca em cheque outros investimentos e parcerias com órgãos de nível estadual, nacional e internacional, já que ele não consegue manter e firmar contratos e termos de obrigação para pensar o município, mesmo mediante de vários processos legais de escuta e decisão popular.

10. O atual comportamento inadequado do atual Gestão compromete novas parcerias, e compromete a implementação e o desenvolvimento de outras ações que estavam atreladas com a reforma do Paço das Heroínas de Tejucupapo, assim como consta no Plano de Desenvolvimento do Turismo no Centro Histórico de Goiana – PRODETUR (2014):"

10.1 - AÇÕES ESTRUTURAIS:
1. Adequação dos acessos e promoção de melhoria física da malha viária do circuito turístico;
2. Requalificação dos passeios (para o circuito a pé) e canteiros da via principal;
3. Requalificação das praças: implantação da arborização e do mobiliário urbano;
3. Melhoria e expansão da iluminação pública;
4. Melhoria da sinalização de trânsito: semafórica e horizontal;
5. Implantação de ciclovias e bicicletários;
6. Implantação de quiosques e pequenas áreas para escoação e apresentação dos produtos criativos e da cultura popular.

10.2 - AÇÕES DE VALORIZAÇÃO DOS ATRATIVOS DO CENTRO HISTÓRICO ASSOCIADAS ÀS ESTRATÉGIAS DO MOVIMENTO GOIANA CRIATIVA:
1. Inserção dos representantes da Igreja Católica e da Comunidade para legitimação do Plano;
2. Implantação da sinalização turística indicativa e informativa;
3. Implantação de painéis e placas interpretativos em frente aos monumentos tombados;
4.Iluminação monumental para edifícios e espaços públicos;
5. Divulgação do patrimônio e da cultura locais: mídias, produção fotográfica e gráfica;
6. Inclusão dos atores e valores do patrimônio imaterial no circuito de eventos: grupos locais de dança, música e canto, teatro, crenças e cerimônias;
7. Preparação, formatação e lançamento de Chamada Pública de Roteiros para Audiovisual coma temática da história das Igrejas dos homens Pretos, Pardos e Brancos; Conjunto Carmelita, Heroínas de Tejucupapo e libertação dos escravos antes da promulgação da Lei Áurea;
8. Preparação, formatação e lançamento de Chamada Pública para Gravação e Edição dos roteiros de audiovisual vencedores;
9. Definição de Termo de Referência para contração de Plano de Marketing para o Centro Histórico, que inclua definição de estratégias e canais de comercialização e distribuição, inclusive via web.

10.3 - CAPACITAÇÃO E GESTÃO
1. Atualização dos gestores públicos e de empreendimentos privados;
2. Formação de guias turísticos locais;
3. Capacitação para atividades produtivas: gastronomia, artesanato e
restauração de obras de arte e patrimônio.

Assinam: 

André Pina - Realizador audiovisual e Poeta.

Caio Dornelas - Cineasta e Produtor cultural.

Carlos Cavalcanti - Cineclubista e Produtor cultural.

David Borges de Fraga - Historiador.

Edilson Oliveira – Artesão, Produtor cultural e Presidente da AUAG. 

Ezter Liu - Escritora e Colaboradora em projetos culturais.

Ilton Ferreira - Realizador audiovisual e Produtor cultural.

Jandson Souza - Produtor cultural e Cineclubista.

Jefferson Batista - Artista visual, Animador e Produtor cultural

Luziano Jardim - Músico e Produtor cultural do KAOS.

Mery Lemos - Cineclubista, Realizadora audiovisual e Produtora cultural.

Philippe Wollney - Poeta e Produtor cultural. 

Renatto Mendonça - Realizador audiovisual.

Sam Silva – Musicista e Produtora Cultural.

Tayná Nunes - Realizadora audiovisual e Produtora cultural.

Vidal de Sousa- Criatura de arte.

Vilmar Filho - Produtor cultural, Cineclubista e Realizador Audiovisual.



PARA SABER MAIS SOBRE

Subsídios Para A Elaboração De Plano De Gestão Da Conservação Do Núcleo Histórico De Goiana-PE : http://www.ct.ceci-br.org/…/acervo-…/category/2-cursos.html….

Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Turismo no Centro Histórico de Goiana - Produto 1 – DIAGNÓSTICO DO TURISMO (2014)

Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID) : 

Programa Nacional de Turismo (Prodetur nacional-PE)

SOBRE A AUDIÊNCIA PÚBLICA:





SOBRE A REALIZAÇÃO DA AUDIÊNCIA:

Mais Vistas do Blog

Acidente Fatal na PE-062: Vítima Morre Após Colisão Frontal em Goiana

Em Caaporã: Acidente entre ônibus da Jeep-Goiana e animal na PB 044

Tribunal de Contas recomenda realização de concurso público na prefeitura de Goiana

Polícia em Caaporã prende foragidos pela justiça

Em Caaporã homens ficam feridos após bala perdida

Efraim votou por aumento de cadeiras na Câmara Federal