Pular para o conteúdo principal

Acordo prevê retirada de bares no Jacaré em junho de 2015

Estabelecimentos poderão continuar as atividades até 30 de junho de 2015. Após o prazo, comerciantes têm mais 10 dias para retirar estrutura física dos bares e outros 20 dias para desmontar estacas de sustentação fincadas no espelho d'água

Durante audiência de conciliação, realizada na tarde de hoje, 26 de setembro de 2014, pela 1ª Vara da Justiça Federal em João Pessoa, foi assinado e homologado acordo que prevê a remoção, em 30 de junho de 2015, dos quatro bares que ocupam áreas da União na Praia do Jacaré, em Cabedelo, Região Metropolitana de João Pessoa.
A audiência de conciliação, solicitada pelo Ministério Público Federal, foi conduzida pelo juiz federal substituto da 1ª Vara, João Pereira de Andrade Filho.
O acordo judicial fixa, ainda, mais 10 dias (a serem contados de 30 de junho de 2015, ou seja, prazo até 10 de julho do ano que vem) para retirada voluntária do material dos bares, bem como mais 20 dias (prazo até 30 de julho de 2015) para retirada das estacas que estão no Rio Paraíba. Com a medida, foi revogada a decisão cautelar de ofício (não se trata de liminar), proferida pela Justiça Federal no início de setembro, em ação cautelar movida pelos proprietários dos estabelecimentos. A decisão impedia a derrubada dos bares Jacaré Grill, Bombordo Bar e Restaurante, Maria Bonita Bar e Flipper Bar e Restaurante, sob pena de multa.
O acordo, assim como previsto anteriormente na minuta apresentada pelo MPF (nas reuniões de 2 e 5 de setembro), reconhece que o Parque Turístico Municipal do Jacaré situa-se em área de uso comum do povo e de preservação permanente. Além disso, afirma que a permanência no local está condicionada a processo de licenciamento pelo órgão ambiental estadual competente, com anuência prévia, quando couber, do órgão federal ou municipal de meio ambiente.
Participaram da audiência de conciliação o procurador da República José Godoy Bezerra de Souza, os comerciantes, representantes do Município de Cabedelo, Estado da Paraíba, Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Companhia de Águas e Esgoto da Paraíba (Cagepa) e Superintendência de Patrimônio da União (SPU/PB). “Sempre acreditamos que a conciliação para o necessário cumprimento da legislação protetiva do meio ambiente e do patrimônio público era o melhor posicionamento para esse caso. O acordo foi uma boa solução”, afirmou o procurador da República José Godoy Bezerra de Souza.
O acordo tem força de título executivo extrajudicial, podendo ser executado imediatamente após a existência de qualquer notícia de descumprimento das obrigações, independentemente de qualquer notificação.
Compromissos dos bares – Ficou reconhecido que os bares ocupam irregularmente, para fins de exploração comercial, área de uso comum do povo. Assim, até o prazo de permanência (30 de junho de 2015), os estabelecimentos não poderão instalar novos equipamentos ou ampliar a área, nem restringir o acesso ao rio. Em caso de descumprimento, a multa diária é de R$ 50 mil.
A assinatura do acordo não anistia nem suspende os proprietários da obrigação de pagar as penas pecuniárias decorrentes da ocupação irregular de área da União, sem prejuízo das medidas judiciais cabíveis.
Projeto de retirada – A decisão estabeleceu o prazo de 90 dias, a serem contados da homologação do acordo (ou seja, a partir de hoje) para que os comerciantes apresentem à Sudema o plano de demolição e destinação e disposição final de resíduos. A análise pela Sudema deve ser feita em 30 dias, podendo ser prorrogado por mais 30 dias, no caso de haver necessidade de ajustes. Também ficou fixada multa de diária de R$ 50 mil para o caso de descumprimento.
Patrimônio da União – O acordo prevê, ainda, que em 11 de julho de 2015 a Superintendência do Patrimônio da União promoverá as medidas necessárias para a aplicação do artigo 10, caput, da Lei 9.636/98, o qual determina textualmente que “constatada a existência de posses ou ocupações em desacordo com o disposto nesta lei, a União deverá imitir-se sumariamente na posse do imóvel, cancelando-se as inscrições eventualmente realizadas”. Ficou autorizada, também, a solicitação pela União para o Exército Brasileiro retirar as estruturas dos bares, caso os comerciantes não saiam de forma voluntária.
Município de Cabedelo, Estado da PB e Cagepa – Caberá ao Município de Cabedelo apresentar, no prazo de 180 dias, contados da assinatura do acordo, o projeto básico de ordenamento e ocupação do Parque Turístico Municipal do Jacaré. No mesmo prazo, o Estado da Paraíba e a Cagepa devem apresentar os projetos básicos em relação à pavimentação e drenagem do acesso ao empreendimento, ao projeto do sistema de abastecimento de águas e ao projeto de rede coletora de esgoto referentes ao local.
 
Assessoria

Comentários

BLOG NO YOUTUBE

Visualizações

Arquivo

Mostrar mais

Mais Notícias

Homem é assassinado, com golpes de faca, em Ponta de Pedras

Um homem foi assassinado com golpes de faca peixeira. O crime foi praticado por um cozinheiro, que fugiu logo após a prática. O crime foi registrado, pela Polícia Civil, na tarde da última segunda-feira (23), na Rua Barreto Fundo, na Praia de Ponta de Pedras, em Goiana.  Populares relataram a policiais que a vítima estava morando há pouco tempo no local, onde havia recebido abrigo do suspeito.  O acusado trabalha como cozinheiro, para veranistas que passam temporadas no balneário. Após a perícia o corpo do homem seguiu para o IML, no Recife.  O caso está sendo investigado pela Divisão de Homicídios de Goiana. Giro Mata Norte 

Crime desvendado em Pitimbu: Menor acionou facção para matar namorado e amiga por ciúmes

Ciúmes teria motivado dois crimes no município de Pitimbu. A investigação da Polícia Civil da Paraíba, por meio do Núcleo de Homicídios da 6º Delegacia Seccional de Polícia Civil (6ª DSPC – sede em Alhandra), resultou na prisão de um dos investigados pelo assassinato de uma mulher de 21 anos de idade e da tentativa de assassinato contra um adolescente de 17 anos. A prisão aconteceu nesta terça-feira (24) e contou com o apoio da Polícia Militar. Os crimes ocorreram no dia 13 de dezembro de 2021, no distrito de Acaú, município de Pitimbu/PB. Uma adolescente que teria envolvimento com o jovem vítima do homicídio tentado é a mandante dos crimes, conforme apontam as investigações. Motivada por ciúmes, ela acionou membros de uma facção de criminosa para aplicarem uma ‘disciplina’ no rapaz e na mulher, mas os criminosos preferiram matar os dois, efetuando vários disparos de arma de fogo.  A mulher foi a óbito e o adolescente ficou ferido, mas sobreviveu.  “As vítimas foram chamadas pela adole

Eduardo Batista, prefeito e vice articulam construção de escola e complexo esportivo

O presidente da Câmara Municipal, Eduardo Batista, se reuniu com o prefeito de Goiana, Eduardo Honório, o vice-prefeito Fernando Veloso e o empresário Alexandre Mirinda, proprietário do empreendimento Northville, na quarta-feira (25/01), na Secretaria Municipal de Saúde. O encontro serviu para tratar sobre a construção de uma escola em tempo integral e de um complexo esportivo no referido empreendimento, que possui mais de 50 hectares e fica localizado no bairro da Boa Vista, em Goiana. "Estamos articulando a possibilidade de construir uma escola em tempo integral e um complexo esportivo no Northville. Tenho uma amizade de muitos anos com o empresário Mirinda e isso ajuda a colocar os termos das negociações de forma mais favorável ao município. Acreditamos que Goiana vive hoje um momento de crescimento e de harmonia entre os Poderes Legislativo e Executivo. Então, devemos aproveitar para realizar grandes obras que mudem para melhor a vida dos goianenses", destacou Eduardo Bat

VÍDEO: Mulher é assassinada em Goiana e câmara de segurança mostra movimento suspeito na casa da vítima - Assista

Uma mulher foi assassinada a tiros dentro de casa. O crime foi nesta sexta (20), no bairro Boa Vista, em Goiana, na Mata Norte de Pernambuco. Uma câmera mostra quando a vítima chegava em casa e era aguardada por uma mulher. Veja vídeo abaixo:  Minutos depois, dois homens chegam em um carro. Um deles entra na residência e outro observa a movimentação do lado de fora. O equipamento registrou também a saída da mulher e dos dois homens. O corpo da vítima, identificada até o momento como Danielle Salustiano de 31 anos, tinha marcas de tiros. O Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa, o DHPP, investiga o caso. Fonte:PE 24hs

Amigo pode responder por homicídio culposo após luta de jiu-jitsu que terminou em morte, na Paraíba

  A Polícia Civil da Paraíba investiga o caso do lutador de jiu-jitsu que morreu em João Pessoa após luta com um amigo, antes de uma aula de muay thai, no bairro Funcionários I. O fato aconteceu na noite dessa quinta-feira (26). Gil Anderson tinha 21 anos e teria iniciado uma espécie de aquecimento com o amigo, identificado como Arthur, quando passou mal durante a luta na praça do bairro. O amigo pode responder por homicídio culposo, sem intenção de matar, mas delegado disse que ainda espera mais evidências das circunstâncias do caso para dar uma conclusão ao inquérito. O delegado Paulo Josafá informou que, até agora, se mostra que o fato ocorreu de forma involuntária. “Uma fatalidade. Mas as investigações ainda estão em fase preliminar. Vamos ouvir em depoimento a família, amigos, o professor, o colega que lutou com ele e aguardar os resultados dos exames toxicológico e cadavérico.” Ainda segundo o delegado, Gil Anderson e Arthur eram amigos de muito tempo e graduados em jiu-jitsu e q

Prefeito Eduardo Honório apresenta demandas de Goiana em reunião com a governadora Raquel Lyra

O prefeito de Goiana, Eduardo Honório , participou na tarde desta quarta-feira (25) da reunião de prefeitos da Zona da Mata com a governadora do estado Raquel Lyra. O evento, que ocorreu na Região Metropolitana do Recife no Palácio do Campo das Princesas, teve como objetivo ouvir as principais demandas das cidades, onde na oportunidade, Eduardo Honório apresentou várias demandas prioritárias de Goiana, a exemplo de: -Melhorias nas estradas Vicinais; -Melhorias na Cultura  -Formas de aumentar o desenvolvimento econômico da cidade e da região; -A liberação dos recursos e convênios já firmados com o Governo do Estado. Para o prefeito de Goiana, Eduardo Honório, as principais demandas são relacionadas às estradas. O município tem um dos maiores números de habitantes da Zona da Mata Norte e concentra o automotivo da Fiat/Jeep. “Tenho certeza de que a governadora Raquel Lyra irá acolher a todos com bons êxitos. As demandas que apresentamos são relacionadas à educação, saúde, turismo, mas tam

Um dos traficantes mais procurados da Paraíba é preso em condomínio de luxo no PE

Um dos chefes de facção criminosa mais procurados da Paraíba foi preso em um condomínio residencial de luxo, nessa quinta-feira (26), em Jaboatão dos Guararapes, no estado de Pernambuco. Conforme o delegado Androvilli Grisi, a prisão do foragido foi realizada pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), após 10 meses de investigação. O homem, identificado como Felipe Jerônimo e conhecido popularmente como "Maloca", residia em um condomínio luxuoso em Pernambuco, de frente para o mar, localizado em um endereço que nem mesmo sua família sabia.  As investigações para capturar Maloca iniciaram em abril de 2022 e aconteceram em cinco fases, resultando em 14 mandados de busca e apreensão, seis mandados de prisão e nove prisões em flagrante. As primeiras ações foram direcionadas a uma localidade conhecida como “Rua da Poeira”, por trás de um shopping no bairro de Mangabeira, em João Pessoa e, em seguida, pontos de droga localizados no bairro da Penha e no município do Conde. A

As Catraias: a tradição volta às ruas de Ponta de Pedras

A Prefeitura de Goiana, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Cultural, dará apoio ao bloco As Catraias, que volta a desfilar pelas ruas da Praia de Ponta de Pedras neste sábado (28), como a primeira prévia de Carnaval na localidade. O bloco não desfilou nos últimos dois anos por causa da pandemia da covid-19. "A nossa ideia é resgatar a tradição do nosso Carnaval. O bloco das Catraias é conhecido por sua animação, tranquilidade e pela participação da população", disse o prefeito Eduardo Honório.   As Catraias é um bloco tradicional da cultura goianense que sempre arrasta multidão. Com 35 anos de história e cultura, foi fundado por Rudinez Nazário, Toni Félix e Dida. A Prefeitura vai disponibilizar uma infraestrutura completa, com segurança, carro de apoio, organização do trânsito, limpeza e atendimento médico. Nesse ano, serão três trios elétricos comandados pela dupla Rafa e Pipo Marques, filhos do cantor Bell Marques; Hiago Rabelo; e André e Forró dos Errados.

Presidente da Câmara e prefeito de Goiana se reúnem com representantes da Vivix

Em junho de 2022, a Vivix Vidros Planos anunciou a expansão da sua capacidade produtiva, com um investimento total de R$ 1,3 bilhão. Nesta terça-feira (24/01), o presidente da Câmara Municipal, Eduardo Batista, e o prefeito Eduardo Honório se reuniram com o Diretor Operacional da fábrica da Vivix, Francisco Conto, e a diretora de Meio Ambiente e de Segurança da fábrica da Vivix, Manuella Magalhães, para discutir detalhes sobre a construção da segunda linha de produção que ficará ao lado de sua planta atual, localizada em Goiana.  A expectativa é que as obras gerem quatro mil oportunidades de empregos, impactando positivamente a economia goianense. O município, através dos chefes dos poderes Legislativo e Executivo, se articula para buscar parcerias com a Vivix e maximizar os efeitos positivos deste grande investimento. "Esta segunda linha de produção que será construída é ainda maior do que a primeira que já existe. Desta forma, a Vivix demonstra uma enorme confiança em seguir inv

Programa Vaca Mecânica beneficia famílias de Goiana com distribuição de pão e leite de soja

  A prefeitura de Goiana, através da secretaria de Políticas Sociais, por meio do programa de segurança alimentar Vaca Mecânica, beneficia famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social com a distribuição de pão e leite de soja no município. “O leite e o pão da Vaca Mecânica são os primeiros alimentos na mesa da minha família no café da manhã e, às vezes, o único. São alimentos saborosos! Essa entrega de pão e leite é muito importante para todos nós”, comentou Maria Tereza Santos, moradora do Mutirão e chefe de família. São contempladas diariamente, aproximadamente, 3 mil famílias na sede e distritos. As instalações do Vaca Mecânica estão localizadas no Mutirão e em Tejucupapo. A distribuição dos alimentos também é feita em outros pontos do município como Engenho Mussumbú, Gambá, Povoação de São Lourenço, Sítio Carrapicho e Impoeira. O programa foi criado na década de 90, durante a gestão do ex-prefeito Osvaldo Rabelo e, após um longo período desativado, voltou a funci