Pular para o conteúdo principal

Acordo prevê retirada de bares no Jacaré em junho de 2015

Estabelecimentos poderão continuar as atividades até 30 de junho de 2015. Após o prazo, comerciantes têm mais 10 dias para retirar estrutura física dos bares e outros 20 dias para desmontar estacas de sustentação fincadas no espelho d'água

Durante audiência de conciliação, realizada na tarde de hoje, 26 de setembro de 2014, pela 1ª Vara da Justiça Federal em João Pessoa, foi assinado e homologado acordo que prevê a remoção, em 30 de junho de 2015, dos quatro bares que ocupam áreas da União na Praia do Jacaré, em Cabedelo, Região Metropolitana de João Pessoa.
A audiência de conciliação, solicitada pelo Ministério Público Federal, foi conduzida pelo juiz federal substituto da 1ª Vara, João Pereira de Andrade Filho.
O acordo judicial fixa, ainda, mais 10 dias (a serem contados de 30 de junho de 2015, ou seja, prazo até 10 de julho do ano que vem) para retirada voluntária do material dos bares, bem como mais 20 dias (prazo até 30 de julho de 2015) para retirada das estacas que estão no Rio Paraíba. Com a medida, foi revogada a decisão cautelar de ofício (não se trata de liminar), proferida pela Justiça Federal no início de setembro, em ação cautelar movida pelos proprietários dos estabelecimentos. A decisão impedia a derrubada dos bares Jacaré Grill, Bombordo Bar e Restaurante, Maria Bonita Bar e Flipper Bar e Restaurante, sob pena de multa.
O acordo, assim como previsto anteriormente na minuta apresentada pelo MPF (nas reuniões de 2 e 5 de setembro), reconhece que o Parque Turístico Municipal do Jacaré situa-se em área de uso comum do povo e de preservação permanente. Além disso, afirma que a permanência no local está condicionada a processo de licenciamento pelo órgão ambiental estadual competente, com anuência prévia, quando couber, do órgão federal ou municipal de meio ambiente.
Participaram da audiência de conciliação o procurador da República José Godoy Bezerra de Souza, os comerciantes, representantes do Município de Cabedelo, Estado da Paraíba, Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Companhia de Águas e Esgoto da Paraíba (Cagepa) e Superintendência de Patrimônio da União (SPU/PB). “Sempre acreditamos que a conciliação para o necessário cumprimento da legislação protetiva do meio ambiente e do patrimônio público era o melhor posicionamento para esse caso. O acordo foi uma boa solução”, afirmou o procurador da República José Godoy Bezerra de Souza.
O acordo tem força de título executivo extrajudicial, podendo ser executado imediatamente após a existência de qualquer notícia de descumprimento das obrigações, independentemente de qualquer notificação.
Compromissos dos bares – Ficou reconhecido que os bares ocupam irregularmente, para fins de exploração comercial, área de uso comum do povo. Assim, até o prazo de permanência (30 de junho de 2015), os estabelecimentos não poderão instalar novos equipamentos ou ampliar a área, nem restringir o acesso ao rio. Em caso de descumprimento, a multa diária é de R$ 50 mil.
A assinatura do acordo não anistia nem suspende os proprietários da obrigação de pagar as penas pecuniárias decorrentes da ocupação irregular de área da União, sem prejuízo das medidas judiciais cabíveis.
Projeto de retirada – A decisão estabeleceu o prazo de 90 dias, a serem contados da homologação do acordo (ou seja, a partir de hoje) para que os comerciantes apresentem à Sudema o plano de demolição e destinação e disposição final de resíduos. A análise pela Sudema deve ser feita em 30 dias, podendo ser prorrogado por mais 30 dias, no caso de haver necessidade de ajustes. Também ficou fixada multa de diária de R$ 50 mil para o caso de descumprimento.
Patrimônio da União – O acordo prevê, ainda, que em 11 de julho de 2015 a Superintendência do Patrimônio da União promoverá as medidas necessárias para a aplicação do artigo 10, caput, da Lei 9.636/98, o qual determina textualmente que “constatada a existência de posses ou ocupações em desacordo com o disposto nesta lei, a União deverá imitir-se sumariamente na posse do imóvel, cancelando-se as inscrições eventualmente realizadas”. Ficou autorizada, também, a solicitação pela União para o Exército Brasileiro retirar as estruturas dos bares, caso os comerciantes não saiam de forma voluntária.
Município de Cabedelo, Estado da PB e Cagepa – Caberá ao Município de Cabedelo apresentar, no prazo de 180 dias, contados da assinatura do acordo, o projeto básico de ordenamento e ocupação do Parque Turístico Municipal do Jacaré. No mesmo prazo, o Estado da Paraíba e a Cagepa devem apresentar os projetos básicos em relação à pavimentação e drenagem do acesso ao empreendimento, ao projeto do sistema de abastecimento de águas e ao projeto de rede coletora de esgoto referentes ao local.
 
Assessoria

Comentários

BLOG NO YOUTUBE

Visualizações

Arquivo

Mostrar mais

Mais Notícias

JOVEM FOI MORTO A FACADAS PELA COMPANHEIRA EM GOIANA

Um crime sem explicação aconteceu no início da noite desta quinta-feira(24) em Goiana Mata Norte de Pernambuco. O Jovem conhecido por Tiago, foi morto a facadas pela sua companheira Kalina Farias na Rua do Timóteo centro de Goiana. Segundo informações a suspeita do crime está foragida, a polícia está em busca dela.

Polícia: Mulher Suspeita de Matar o Marido se Apresenta a Polícia Civil em Goiana, e logo em seguida é liberada

O crime ocorreu na última quinta feira na estreia do jogo do Brasil, segundo informações a mulher deu uma facada no pescoço do próprio marido depois de uma discussão.  A mulher foi ouvida pelo delegado, e logo em seguida liberada por ter livrado o flagrante.  As investigações continua pela polícia civil.

Prefeito de Goiana, Eduardo Honório, é flagrado ajudando a equipe de organização do evento Abertura de Verão

Vídeo Destaque: Prefeito de Goiana, Eduardo Honório, é flagrado ajudando a equipe de organização do evento Abertura de Verão. O prefeito Eduardo Honório, não pensou duas vezes arregaçou as mangas e ajudou a equipe de produção, na praia de  Ponta de Pedras.

PRIMEIRO DIA DA ABERTURA DE VERÃO REALIZADA PELA PREFEITURA DE GOIANA LOTOU PONTA DE PEDRAS

Nesta Sexta-feira (25.11), aconteceu a Abertura de Verão na praia de Ponta de Pedras, realizada pela prefeitura de Goiana, através da secretaria de Turismo e Desenvolvimento Cultural. O evento é gratuito e segue sendo realizado durante esse final de semana.  A festa contou com dois polos de atrações. O palco principal, localizado na Enseada das Malvinas, se apresentaram André e o Forró dos Errados e Jonas Esticado. No polo cultural, no Calçadão de Ponta de Pedras, houve apresentações de artistas locais como a Orquestra Explosão do Frevo, Caboclinhos Carijós e Ciranda dos Cangaceiros. O espaço ainda contou com um parque de food trucks. "Foi uma excelente ideia da prefeitura de Goiana, com várias opções de comidas como hambúrguers e crepes", comentou o estudante universitário, Lucas Silva. A prefeitura de Goiana pretende movimentar a economia do município com eventos anteriores à alta temporada do verão. "A ideia é resgatar os grandes eventos, sem descuidar da saúde, segur

Polícia: bandidos assaltam ônibus escolar em Goiana

Um ônibus escolar foi assaltado na noite desta terça-feira(22) por meliantes próximo a Tejucupapo Distrito de Goiana Mata Norte de Pernambuco, segundo informações o motorista foi obrigado parar pelos bandidos, logo em seguida os meliantes deram de cara com a PM, e foram presos.

Vereadores goianenses participam do Congresso Estadual da UVP, em Arcoverde

  A abertura do Congresso Estadual da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP) aconteceu na manhã de quinta-feira, 24, em Arcoverde, sertão de Pernambuco. O grande evento conta com as presenças dos vereadores goianenses e de diversas autoridades de todo o Estado.  Na grade de programação do primeiro dia do Congresso, o destaque foi para as palestras de autoridades dos poderes Legislativo e Executivo. O primeiro palestrante foi o professor e especialista em gestão publica, Cláudio Martins, do Distrito Federal (DF). Por conta da partida de estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, no Catar, o congresso teve início por volta das 8h30 e se encerrou no início da tarde. "Este é um momento importantíssimo de buscarmos conhecimento para melhor servir a população goianense. A organização da UVP e a qualidade dos palestrantes nos proporcionam um ambiente rico para a aprendizagem. Além da busca pelo conhecimento, estar aqui, representando Goiana, também é importante politicamente, pois

Pai é preso suspeito de abusar sexualmente da própria filha de 3 anos

  Um homem foi preso suspeito de abusar sexualmente da própria filha, de três anos, na última sexta-feira (25) em João Pessoa. Segundo a delegada Wladia  Holanda, o caso foi descoberto pela diretora da creche onde a menina estuda. Ao dar banho na criança, a mulher percebeu que a a menina estava com as partes íntimas avermelhadas. O homem foi preso na creche onde a criança estuda, no bairro do Geisel. A delegada disse ainda que o laudo pericial comprovou os abusos e que houve conjunção carnal. O pai foi autuado em flagrante e deve passar por audiência de custódia. 

Goiana foi vencedora no prêmio band cidades excelentes

A Prefeitura de Goiana, conquistou a premiação   Band Cidades Excelentes na categoria de governança, eficiência, sócio econômico, ordem pública e transparência. O Prêmio Band Cidades Excelentes incentiva a melhoria da realidade dos municípios brasileiros através da premiação das boas práticas da gestão pública. A iniciativa é advinda da parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila e é direcionado a todos os municípios do país.

Divulgação: Restaurante Ágape

 

Homem desaparecido é encontrado desorientado às margens de rodovia

  Um homem, que estava desaparecido, foi encontrado, na manhã deste sábado (26), às margens da BR-361, em um trecho localizado entre Patos e Santa Terezinha, no Sertão da Paraíba.  Conforme a Polícia Militar informou ao Notícia Paraíba, a vítima, identificada como Sebastião Alcionan Barbosa Pires e conhecida popularmente como "Nanam", foi localizada desorientado à beira da estrada, durante uma troca de turno entre guarnições escaladas para serviço na cidade de  Coremas. Com isso, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada para encaminhar o homem, de 57 anos de idade,  ao Hospital Regional de Patos. Nanam é natural de Catingueira e estava desaparecido desde dessa quinta-feira (24).